Arteterapia - 3

Reorganização do ciclo de vida através das Mandalas da Alma

Curso de Arteterapia e as Mandalas da Alma

Pesquisado por Wilma Antonia Nubiato

MEDITAÇÕES: IMAGENS QUE CURA A ALMA E O CORPO

Amados do Meu Coração,
Que neste trabalho abençoado de caridade, possam vocês receber cada vez mais
as Divinas Bênçãos do Amor, trazendo para cada um aquilo que necessitam
que seja transformado em suas vidas.
Abrindo seus corações ao Amor do Divino Pai, recebem vocês de volta em suas vidas,
as estradas abertas, para que percebam o Caminho do Amor abrindo suas almas à Luz.
Vibrem na Luz do Amor que nos criou.
Vibrem na Paz que acalenta seus corações todos os dias, embalando-os como filhos amados que são.
Sintam em seus corações a Divina Centelha que os anima, a Bendita Fagulha,
o Acordo Divino que os faz Anjos Humanos.
Sintam-se, Amados Meus, Filhos Abençoados do Nosso Pai,
a quem é oferecido todos os dias, o festim do amor.
Sintam-se plenos.
Sintam-se Amados e Abençoados nesta jornada terrena e, sintam sempre em seus
caminhos a Luz do Criador, a Luz do Amor que abrirá as portas do infinito.
Sintam-se benditos e vibrem sempre Nesta Luz que os abençoa.
Mãe Maria.- Pérola do tempo

 

Primeira Aula
 

OS FLUIDOS DE CURA

Segundo Fioravante, Ao falar em cura, convém primeiro pensar no que é, na verdade, a cura. Há a cura através do combate com produtos químicos de uma febre ou de uma virose.
Há as curas evasivas da cirurgia, que trata um órgão lesado.
Há a cura que trabalha sobre as emoções que estão desencadeando um processo de desequilíbrio no organismo.
Há a cura que é oferecida por alguém que tem um dom nas mãos para afastar a dor e recuperar a energia.
Há a cura da alma, que acontece quando se faz correções nos pensamentos, palavras, atos e deixa de fixar-se em maus fluídos como o do ódio e da vingança.
Como vimos há muitas formas de cura, porque são  muitos os males do corpo, da aura e da alma.
Portanto a doença começa na alma, atuando com maior ou menor intensidade por um período, como vemos ninguém adoece porque é impaciente, mas sim por permanecer longos anos impaciente, irritado, pensamento negativo, de sentir coisas que acabam por lesar o molde sutil do corpo físico, que é a nossa aura, nossa corpo etérico. Nesse espaço a doença passa para um segundo estágio, onde se abre a porta pela qual chegará a formar uma doença em nosso organismo.
Os fluidos de cura há três categorias, que são os fluídos energéticos, vibrantes e os divinos.
Há três corpos que precisam dos fluidos de cura.
O corpo físico, o corpo eterico e o corpo espiritual.
Segundo fioravanti – o corpo físico, por suas características materiais, recebe ajuda imediata quando recebe um fluido energético. Logo após a aplicação deste fluido já reflete bem estar, mas não será permanente se não houver atendimento da aura e do espírito.
O Corpo Äurico,  por suas características mais sutis pode ser beneficiado pela aplicação de um fluido vibrante, refletindo uma mudança imediata em suas condições vibracionais, havendo melhora no corpo físico.
O Corpo Espiritual,  por suas características mais mentais que materiais ou sutis, recebe de um fluido divino, a ajuda de que precisa para se recuperar. Ao mudar o estado espiritual, o corpo físico e a aura já melhoram também.

 
Primeira Atividade:
O RIO DA VIDA

Mandalas para ser usada quando estiver resfriado.

Material:
Uma mandala da cor azul.
Pedrinhas
Flores
Galhos secos
Sementes
Areia
Construção da mandala.
Com esses materiais forme  o rio da vida.

Meditação.
Quando estiver resfriado coloque sua mandala na sua frente a cada três horas, durante 3 a 5 minutos, até que seu resfriado desapareça.
Em seguida
Feche os olhos
Respire profundamente por três vezes,
Para relaxar.
Veja seus olhos tornarem-se claros e muitos brilhantes.
Então os visualize voltando-se para dentro e tornando-se dois rios que fluem dos seios da face para a cavidade nasal e a garganta, com sua correnteza arrastando todo o muco, inflamação e entupimento.
Os rios fluem através de seu peito, abdome e pernas, saindo em córregos negros ou cinzentos que você vê se entranharem nas profundezas da terra.
Visualize sua respiração sair como ar negro e veja o muco sair por debaixo.
Sinta os rios pulsando ritmicamente através do corpo e visualize uma luz que vem de cima e preenche os seios da face, nariz e garganta: e também os tecidos, tornando-os rosados e saudáveis. Quando você sentir tanto o fluxo ritmo como a luz preencherem estas cavidades, respire profundamente e abra os olhos.



Segunda aula

Preparação da mente para a cura pelas imagens e os fluidos
Como atuam os fluidos.

Segundo fioravanti os fluidos sutis de cura não atuam segundo as mesmas leis que regem os medicamentos químicos e os tratamentos evasivos, que atuam exclusivamente no corpo físico.
A atuação dos fluídos sutis de cura acontece por meio de trocas.
A energia de qualidade inferior é retirada do corpo em que está instalada e uma energia com qualidades superior é colocada em seu lugar.
Esse processo de troca só é possível quando há autorização divina, por isso sabemos que os fluidos sutis de cura não são capazes de atuar sempre da mesma maneira.
Porque precisamos da licença divina?
O primeiro motivo é porque está na emanação divina sobre os fluidos a sua grande força e poder curativo.
Esses fluidos são diretamente criados e emanados para os seres humanos através da vontade divina.
Segundo está no grau de merecimento de cada ser que recebe um fluido de cura.
Quanto maior o merecimento, mais efetiva e rápida é a atuação de um fluido.
Então os que estão em erro não serão curados, ou não podem receber fluidos?
Ao iniciar um processo de correção sobre as deficiências de sua alma, já passam a ter abertura para a cura através dos fluidos. Como se dá então?
Através da consciência, que é proporcionada pela instrução espiritual.
Mas poderá acontecer a não curar sem a autorização divina é a questão do Karma.
Males que são de origem Kármica, opção da alma padecer e purificar através de determinada doença. Portanto o fluido pode não curar, pois a vivência do karma está além do plano material.
 No caso se um fluido de cura faz a troca da má vibração por uma energia de qualidade superior, após a aplicação, visualização, meditação todos sentem melhor, mas devem continua a reposição dos fluidos positivos até a cura.
Por exemplo. Uma pessoa recebe cromoterapia, mas tem inveja, recebe fluidos bom, mas ao sair da clínica ele está afetada na alma pelos fluidos venenosos da inveja, quase nada adiantará uma renovação dos fluidos se há constante infestação de maus fluidos.
Portanto é necessário:


Força de vontade
Mérito
Ajuda espiritual.

O curador  precisa estar atento a estes fatores para ajudar quem o procura, orientando e apoiando as tentativas que o doente faz de aprimoramento espiritual. A cura depende dele, só ele pode mudar as vibrações da sua alma com rapidez, usando para isso uma alteração em suas atitudes, bem como mantendo uma vigilância constante sobre suas palavras e seus pensamentos.
Instrução espiritual.
Esse é um recurso essencial para o tratamento da alma.
O esclarecimento permite que a pessoa tome consciência da importância que tem sua evolução como alma, da lei do Karma, da influência das vidas passadas sobre o presente, da responsabilidade que tem sobre seu corpo como veículo da alma nesta vida, do exercício pleno de seu livre arbítrio.
Uma boa palavra, na hora certa é capaz de fazer a alma renovar seu desejo de crescimento.
Os fluido Energéticos.
Os fluidos energéticos funcionam com rapidez sobre o corpo físico, portanto funcionam num momento crítico quando o corpo está passando por um estado extremo de desequilíbrio.
Um fluido energético atua apenas num nível que é o físico. São encontrados entre os elementos mais perfeitos e puros da natureza .
O primeiro são os cristais. Elementos fantásticos para passar fluídos energéticos.
Segundo a Terra, na forma do solo do jardim, da forma de argila, é um excelente elemento para transmitir fluidos energéticos,
Onde absorve a energia má e passa uma carga vibratória reequilibrada.
A argila atua muito bem quando colocada sobre um ponto dolorido e caminhar com os pés descalços sobre o solo é uma forma de receber os fluídos de cura da terra
Ägua pura, para banhos e para beber, é outro importante fluido energético. Como receber esses fluidos, água da fonte, água da chuva.
As frutas e todos os vegetais são fontes variados de fluidos energéticos de cura.
Fluidos Vibrantes.
Esses são adequados para modificar o estado vibratória da aura. Com a aplicação de um fluido vibrante o corpo áurico se recupera e a lesão que moldava uma doença física desaparece. Atua em dois níveis.
O etérico
Físico.
Fluidos esses que estão sendo postos a disposição da humanidade pelos seres de luz. Eles possuem uma carga muito acentuada e beneficiam pelas trocas de vibração incríveis que são capazes de proporcionar:
As cores:
Como forma decomposta da luz, são fluidos vibrantes de primeira linha, utilizamos como lâmpadas coloridas, tintas, lápis de cores, admirar obras de arte, como aproveitar os horários em que os raios do sol vibram com mais intensidade numa determinada cor,
Os sons- ouvir músicas, aprender instrumentos, o conjuntos do dois cores e sons permite aliar num trabalho conjunto.
Os aromas. Possuem carga vibracional de grande valor, pode ser usado para as trocas de fluidos.
Mandalas.

São fluidos de cura, pertencem a categoria dos fluidos vibrantes, utilizam cores, formas geométricas sagradas permitindo atingir a concentração necessária para aproveitar dos fluidos de uma categoria superior, que atinge também a alma e inclui a oração.
Florais.
São recursos vibrantes, atua muito rapidamente sobre a aura e permite uma rápida recuperação física, permite estruturar um campo de proteção para a alma.
Respiração, o prana ou chi que é o fluido universal de energia é absorvido em maior quantidade através de exercícios respiratórios. Prana recupera a aura e melhora suas condições vibratórias, elemento de troca..
Como preparar nossas mentes para criar imagens mentais, e, assim levar nossa realidade interior e influir em nossa saúde,
Existem quatro componentes na preparação da mente para a cura pelas imagens.
Os dói primeiros fazem parte de qualquer exercício de imagens mentais, Intenção  tranquilização.
Os outros dois são específicos da experiência de criar imagens- limpeza e transformação.
Para que isso ocorra devemos estar ligado a nossa intenção, a ação mental que direciona nossa atenção e nossas ações.
A intenção é a expressão ativa dos nossos desejos canalizados pelos nossos sistemas fisiológicos, e se manifesta em forma de ação física ou mental, o que desejamos alcançar.
O que isso significa quando construímos nossas mandalas, como processa a cura.
Através dos exercícios de imagens mentais, quando estamos focados na construção da nossa mandala da alma, queremos alcançar  e esclarecer nossa intenção, caso queira uma cura física deve dizer para si, antes de começar a construção de sua mandala, que está fazendo isso para curar...(faça o seu pedido) e quando fizer a meditação, você se dá uma instrução interna. Você pode pensar nisso como um programa de computação para a sua mente, de modo que ela se restrinja ao processo pelo qual você está passando.
 Quando você diz para si mesmo que vai concluir uma tarefa especifica e quando você tem clareza sobre qual seja ela, seu sucesso ao usá-la na meditação será redobrada.
A intenção depende da vontade, que é simplesmente o impulso de força vital que nos permite fazer escolhas. Cada um de nós tem vontade e ela se reflete nas escolhas que fazemos todos os dias quando nos levantamos.
Quando damos uma instrução à nossa vontade, temos então uma intenção, e ela são dirigidas e é essencial para todo o trabalho de auto-ajuda gerado através da imaginação e construção da mandala da alma..
Usando-a, direcionamos a vontade para dentro, de forma a encontrarmos novos caminhos que nos leva a uma saúde melhor e as vidas mais enriquecedoras. Passamos a ter domínio consciente sobre nossas vidas., tomamos as rédeas de nossas vidas e modificamo-la. A vontade alerta e a intenção consciente constituem a parte central da cura pelas imagens mentais. Ao construirmos nossas mandalas da alma ou através das imagens mentais alcançamos a independência e liberdade, para tanto é necessária uma ambientação adequada para a cura requer dois tipos de tranquilização, externa e interna.
A quietude externa nos ajuda a concentrarmos na tarefa de nos voltarmos para dentro. As distrações e as perturbações do dia-a dia impedem este tipo de recolhimento. Funcionam melhor em um local próprio, com um tempo só seus.
O aspecto interno da tranquilização é o relaxamento.
Para que possamos nos curar é necessário fazermos uma limpeza, ou seja fazer uma faxina, isso é parte do ato consciente de vontade que precede a abertura dos olhos para nossas construções de mandalas cada uma num processo, pois faz parte da decisão de darmos uma boa olhada para dentro de nós mesmos e de estarmos abertos para entender o que nossos corpos e sentimentos estão nos dizendo. Ao construir uma mandala podemos jogar fora nossa negação de que haja algo errado, limpar nossas decepções e projetar luz sobre nossos padrões habituais de autodestruição.
 Então poderemos conhecer nossas enfermidades pessoalmente e nos curarmos.Limpeza faz parte da cura, e,  juntas, elas criam um espaço para que surjam novos e saudáveis padrões, e para que ocorra um processo de crescimento positivo.
 As doenças são sinônimas de bloqueio de energia. Conforme o processo e construção das mandalas da alma vamos soltando, aprofundando,também se aprofunda a sensação de bem estar, o fluxo do processo de mudança  abre-se para a renovação, e nos damos à oportunidade de apreciar a sucessão de momentos no presente, conforme vão sendo construído nossas mandalas.
Os eventos se tornam pequenas lembranças endurecidas e nós nos cercamos delas, como que formando uma concha, com o passar do tempo esta concha se torna cada vez mais dura e difícil de quebrar.
 Não ficar tão presos às identificações com os sentimentos, que podem gerar doenças e uma desagradável sensação de infelicidade. Isso não quer dizer que seremos jovens para sempre, mas sim que podemos envelhecer com a mesma graça e flexibilidade que tanto admiramos, sintonizar com essas mudanças, podemos reconhecer o paradoxo no qual muito de nos vivemos.
 O trabalho da arte terapia nas construções de mandala leva-nos ao começo de um caminho na direção de nos libertarmos e nos tornarmos pessoas plenas para conviver melhor com a mudança.
Ao nos permitirmos nos afastar do mundo imóvel de bens e aparências, as mandalas nos ajudam a descartamos o comportamento e as atitudes que podem afetar negativamente nossa saúde.
Portanto a intenção, tranquilização, limpeza e transformação, são requisitos de um estado mental voltado para a cura.

A medida que vai construindo suas mandalas vai aprender a usar estes componentes para ajudar suas enfermidades e problemas particulares, você se tornará não só mais saudável como também mais livre, pronto a experimentar algumas das infinitas possibilidades que a vida oferece.

 

Segunda Atividade

Mandalas  o lazer curativo como acabar com a preocupação.
Reunindo Força Magnética.

De pé ou sentado, coluna ereta, erga o braço esquerdo estendido lateralmente, ao longo do corpo, até a altura do ombro. Vire a cabeça o suficiente para poder olhar a ponta dos dedos estendidos. Fique assim um minuto exato, imóvel, sem desviar o olhar nem por um momento. Tente não piscar os olhos. Depois complete o exercício fazendo o mesmo com o braço direito. Faça o exercício completo mais duas vezes, sentindo o acréscimo  da sua força interna. O efeito desta prática será percebido com mais força depois do décimo dia consecutivo.

2. Parando Tudo.
Em qualquer momento do dia, seja qual for a posição física em que estiver, imobilize-se no momento em que lembrar da prática. Fique como se fizesse parte de uma imagem congelada de televisão, relaxado, alerta, durante alguns instantes. Você estocará a força magnética que o seu corpo está acostumado a desperdiçar e aumentará seu comando sobre suas emoções e pensamentos.

3. Usando o Poder do Pensamento
Escolha um pensamento elevado e importante para você. Cada vez que sua mente apresentar a tendência a ficar dispersiva durante o dia, enquanto tem que esperar ao telefone, numa fila ou em um sinal vermelho do trânsito, repita para si mesmo a frase e concentre nela seu pensamento. Sua mente não cansará com este exercício. A dispersão é mais cansativa que a concentração. A concentração é que permite o repouso interior. Substitua uma frase por outra a cada dois ou três dias.

Luz no Coração - Imagine uma pequena bola de luz dourada, brilhante e intensa dentro de seu peito, permeando seu coração. Mentalize ela de forma que fique o mais nítida, forte e real possível. Quando estiver bem firme e segura a mentalização, vá expandindo, aumentando seu tamanho e poder energético vagarosamente, pensando nas palavras: PAZ, AMOR e LUZ o tempo todo. Você pode dar seu toque pessoal, e até deve, eu gosto de mentalizar além destes mantras também as palavras: Jesus Cristo em Meu Coração!

Mobilização Básica de Energia MBE - A próxima técnica é um pouco mais difícil de explicar, embora seja fácil de fazer. Imagine uma grande bola de luz dourada no alto de sua cabeça. Ela vem descendo e permeando devagar seu corpo num movimento vertical. Ela desce até os pés. Uma vez embaixo, sobe novamente e continua neste ciclo de sobe-desce constantemente. Quanto mais forte e intensa for esta luz e mais veloz e firme a movimentação, mais protegido você estará. É chamada de MBE ou Mobilização Básica de Energia.  Este exercício quando bem desenvolvido leva a um nível de vibração das bioenergias altíssimo chamado EV ou Estado Vibracional.

Evocação ao Círculo Mágico - convém recitar mentalmente com uma concentração mais forte e nítida possível com bastante realce nas cores: "Eu sou um poderoso círculo mágico de proteção e irradiação da mais pura energia eletrônica, só impregnado do mais puro amor divino e poder construtivo. Dentro deste círculo eu sou inatingível, sou inabalável e sou invulnerável".
Enquanto você estiver recitando, o que recomendamos fazer várias vezes ou quantas necessárias, você tem que criar mentalmente uma elipse de luz vermelha te envolvendo.
Em volta desta elipse uma outra maior na cor laranja, em volta desta uma maior na cor amarela, em volta desta uma maior na cor verde, em volta desta uma maior na cor azul real ou azul claro, em volta desta uma azul marinho e por último envolvendo-a uma elipse maior de todas na cor violeta.
Esta prática pode ser estendida para toda uma casa ou ambientes que você desejar, basta que mentalize o círculo em volta do ambiente.

 

Material.

1 mandala da sua cor preferida.
Cinza
Carvão
Gliter.

Segundo Epstein as emoções perturbadoras, a preocupação tem relação com estruturas de tempo sobre os quais não temos controle. Estas estruturas de tempo representam o passado, que não podemos mudar, ou o futuro, o qual não é possível determinar.
A maioria de nós acredita que o passado e o  futuro de uma pessoa são mais importantes que o momento presente.
No entanto, o presente está onde à felicidade se encontra.
A maioria de nós diz que quer ser feliz e que continua à procura da felicidade.
Esta procura nos leva a muitos becos sem saída.
Os três maiores são o passado, o futuro e o viver para, e não no presente.
A felicidade é viver o momento, portanto afrouxa o que está lhe sufocando. Lembre-se que a preocupação quer dizer estar sendo estrangulado.

Meditação:

Remove sua carga, alivia-a
Feche os olhos
Expire uma vez e veja o que o está estrangulando. Afrouxe ou tire a preocupação do seu pescoço.
Repare como sua respiração melhora e sinta ao mesmo tempo sua preocupação evaporar. Faça o mesmo removendo sua carga, queime-a, enterre as cinzas e sinta como seu corpo fica leve.
Repare como sua respiração fica mais profunda à medida que o corpo vai ficando mais leve e sinta sua preocupação ser removida.
Agora  imagine que é um tronco de árvore nas montanhas. Torne-se este tronco de árvore. Visualize a si mesmo e os seus arredores.
Use algum tempo para ter a sensação de ser este tronco de árvore
Qual é a sua forma?
Que tipo de casca e raízes tem?
Tente entrar na experiência de ser este tronco de árvore
Como é a sua existência como tronco de árvore?
Que tipo de coisas lhe acontece ao ser este tronco.
Bem perto deste tronco há uma cabana.
Torne-se esta cabana
Sinta o gosto da experiência de ser esta cabana
Como você é
Quais são as suas características
Explore a sua existência como cabana.
O que você tem dentro de si e o que acontece com você.
Perto da cabana há uma corrente de água.
Gostaria que você se tornasse esta corrente de água
Como corrente que tipo de existência você tem
Que tipo de corrente você é/
Como se sente como corrente
Que tipos de experiências você tem como corrente
Como são os seus arredores.
Como corrente de água fale com a cabana.
O que você diz a ela
Fale com a cabana e imagine que a cabana responde de modo que você mantenha um diálogo, uma conversa
Sendo a corrente o que você diz à cabana e continue a conversar
O que você tem a dizer a corrente o que você diz à cabana e o que ela responde
Agora torne-se a cabana e continue a conversar.
O que você tem a dizer à corrente..
( você pode também manter um diálogo entre o tronco e a cabana ou entre o tronco e a corrente).
Agora diga adeus às montanhas, à  cabana, à corrente, ao tronco
Dê seu tempo.
Volte para esta sala e à sua existência.
Abra os olhos quando sentir que deve
Agora cada um expresse a sua experiência  através da sua mandala, utilizando carvão e cinzas, Agora concentre-se e monte sua mandala veja o que quer mudar na sua vida.
Agora pegue uma folha de papel e escreva na primeira pessoa e no presente.
Eu sou......
Como tronco, sou
Como cabana sou...
Como corrente sou....

Terceira Aula

Fluidos Divinos

Seg, Fioravanti os fluidos divinos possuem capacidade de modificar o estado vibratória da alma.
Com a aplicação de um fluido vibrante o corpo espiritual se reorganiza, acontecendo a seguir a recuperação da aura. Com isso, a lesão que moldava uma doença física desaparece. Um fluido divino atua em três níveis:
O mental  - alma
O etérico – aura
Físico – matéria
 A oração é um fluido divino.
Sua eficácia é sempre comprovada e cada vez mais a humanidade percebe que essa forma de chegar a Deus e dele receber aquilo que é necessário é uma benção disponível para todos os seres.
As mandalas, permite estabelecer uma boa concentração e assim conseguir uma ligação satisfatória com o plano divino, de tal forma que as preces sejam direcionadas com mais objetividade.
A água, cuja função como fluido energético de cura já foi criada, pode ser trabalhada para se transformar num fluido de cura vibrante ou divino.
 Quando colocada ao sol, receberá dos raios solares fluidos de luz colorida e tornar-se a um fluido cromoterápico, com propriedades curativas sobre a aura. Já se usam mandalas para cobrir um copo de água a ser colocado ao sol.
Se a água for trabalhada com orações poderá se tornar um fluído divino de cura e atuará no nível da alma.
Mãos- outro fluido divino de cura.
Trabalhar os processos divinos é trabalhar nossas emoções, sensações, sentimentos, imagens.
As pessoas pensam em emoções como algo associado apenas a sentimentos como felicidade, raiva, satisfação ou tristeza, mas pode ser uma reação nossa aos estímulos, é o movimento a partir de...movimento é a essência da vida, nosso élan.
A emoção é vida, e tanto pode assumir a forma em resposta aos estímulos. Emoção é vida, e tanto pode assumir a forma externalizada da ação ou reação quanto a forma internalizada do sentimento. As emoções estão intimamente ligadas às imagens.
Toda emoção pode se manifestar por uma imagem, e esta imagem é sua, ninguém mais no mundo vê esta imagem com a mesma precisão, ela é o correspondente visual de seus sentimentos.
 As imagens dão forma as emoções.. A imagem é a expressão mental de um sentimento. Mas há também uma expressão física, as sensações. Um sentimento tem certas sensações físicas associadas a ele, ser feliz é sentir uma leveza por todo o corpo. Não existem imagens sem sensações que as acompanham. Usamos imagens para criar e afetar nossas experiências .
Construir mandalas é trabalhar suas imagens e modificá-las, assim estará atuando sobre as sensações, mudando as sensações que estão associadas a ela.
 Quando muda a imagem, modifica toda  é o caminho para boa saúde, tanto física quanto mental. Temos a capacidade de fazer algo novo, e influenciar a matéria física de nossos corpos e mudar a nós mesmos.
Ao iniciar a construção de mandalas para auto cura, vai perceber o movimento para o caminho da liberdade e da cura. Para isso devemos reconectar com o físico, o mental e o emocional, restaurar a integridade física.
Estar doente significa esquecer de nós mesmos.. Portanto unificar, alcançar para além da cura, dos sintomas, uma auto renovação total.
Portanto a cura significa o fim dos sintomas, o primeiro passo no processo de cura é dado quando você começa a olhar para dentro de si mesmo, descobrir a utilizar seus próprios recursos, fornecendo os instrumentos que lhe permitirão curar-se, acender neles a fagulha da criatividade e permitir que encontre seus próprios caminhos para manter o equilíbrio, eu não curo meus clientes, somente eles podem se curar, eu direciono, dando=lhe instrumentos que os ajudam a cuidar de si mesmos.
Daí pra frente cada cliente cabe a ele criar o seu próprio remédio no próprio ato de administrá-lo. Nesse estudo orientar o cliente é de fundamental importância, na qual cada ato de imaginação requer uma recepção, pois  o resultado pleno do envolvimento da pessoa está no processo do poder das imagens que criou voluntariamente como um instrumento de cura, e tudo isso é alcançado em estado normal de vigília, sem nenhum tipo de ajuda entra, ela imagina é encorajada a lembrar da imagem e do que ela sugere, a não esquecê-la e a esperar por alguma situação externa ou insinuação para coloca em funcionamento.
Manter essa nova ordem é de sua responsabilidade e é um trabalho continuo, estruturado, são mais capazes de ordenar e equilibrar suas vidas, qualquer pessoa podem utilizar dessas técnicas, é só deixar sua uma imaginação trabalhar, você começará a se sentir mais esperançoso e confiante por causa da luz interna que a imaginação faz brilhar na sua existência.
Portanto trabalhamos na construção de mandala na sua totalidade do ser, o corpo e a mente, o corpo é quantitativo, e a mente é qualitativa, portanto, se algo está na mente então também está em seu corpo.

Terceira Atividade:

Material
Pedras de diversos tamanhos e cores.
Mandala de sua cor preferida.
Argila
Massa de modelar

purificação dos corpos emocional e mental:

  1. Sente-se confortavelmente num lugar mais sossegado e que você não possa ser importunado (pode ser ao acordar ou quando for dormir que normalmente são os horários de maior silêncio na casa).

  2. Imagine que você está numa clareira muito bonitas cheia de plantas tropicais bem verdes e que nesta clareira existe um belo lago térmico cheio de luz.

  3. Respire profundamente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca, bem devagar, por sete vezes.

  4. Tente sentir o clima do lugar e as suas energias.

  5. Caminha lentamente para o lago e se banhe em suas águas.

  6. Relaxe cada vez mais.

  7. No meio do lago existe uma pedra redonda que tem uma estrela dourada de seis pontas no meio. Sente-se nela e fique com os pés na água.

  8. Uma luz branca vai entrar pelo topo de sua cabeça e pelos pés. Inspire esta luz para dentro do corpo, retenha a respiração por 3 segundos, e expire relaxando, enquanto visualiza toda a energia nociva saindo pelos seus poros e caindo na água.

  9. Quando inspira você pensa: “Eu me liberto de toda a emoção e programação nociva existente no meu ser, eu sou livre.”

  10. No momento da expiração você pensa: “Agora sou pura luz divina”.

Faça isto diariamente por 20 min. A cada dia você se sentirá melhor. Com o tempo poderá acrescentar (quando você sentir que já está pleno de luz) outras afirmações como:

  1. Estou equilibrado e em paz;

  2. Tudo é possível pois o universo é infinito;

  3. Sou saudável e feliz;

  4. Eu mereço ser amado e feliz;

  5. Dinheiro é energia e circula com fluidez, tudo o que invisto com amor me volta multiplicado por 1000;

  6. Eu sou um ser de luz em ascensão.

Você saberá quando seu corpo mental não estiver bem, porque nos sentimos inseguros, agressivos e com medo denotando um domínio do corpo emocional.

Quarta aula
A SAGRADA ARTE DE MEDITAR:

Etimologia

A palavra meditação vem do Latim, meditare, que significa Voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de si. Em sânscrito, é chamada dhyana, obtida pelas técnicas de dharana (concentração).

 

Definição

A meditação costuma ser definida da seguinte maneira:
um estado que é vivenciado quando a mente se torna vazia e sem pensamentos;
prática de focar a mente em um único objeto (por exemplo: em uma estátua religiosa, na própria respiração, em um mantra);
uma abertura mental para o divino, invocando a orientação de um poder mais alto;
análise racional de ensinamentos religiosos (como a impermanência, para os Budistas)

Objetivos

Os objetivos podem variar, assim como as técnicas de execução. Ela pode servir simplesmente como um meio de relaxamento da rotina diária, como uma técnica para cultivar a disciplina mental, além de ser um meio de se obter insight sobre a real natureza ou a comunicação com Deus.
Muitos praticantes da meditação têm relatado melhora na concentração, consciência, auto-disciplina e equanimidade.
 A meditação não deve nunca ser um processo estático, já que se trata de explorar, de descobrir o Eu superior de cada individuo, ao mesmo tempo em que a pessoa aprende a ter domínio sobre si mesma.
Ela também abre as relações para tudo àquilo que tem valor, amplia a visão do belo e do verdadeiro, e a sensação de pertencer a uma Unidade, abrindo assim comportas de nós mesmos que antes poderiam estar fechadas.
É um processo de despertar contínuo que engloba cada momento da vida cotidiana..
Para quem está doente, a meditação fornece orientação de vida, um retorno à saúde. Para quem se encontra perturbado pelo estresse, ela proporciona um meio de voltar à paz e à serenidade.
Para as mentes confusas é uma forma de atingir a clareza interna. Para os religiosos a meditação fortalece a fé, inspira esperança e oferece um vislumbre dos níveis divinos.
Quem medita consegue criar em si mesmo as condições necessárias à saúde, assumir o controle da mente e, aos poucos, voltar por si mesmo ao caminho da saúde. Para nós, ocidentais, meditar significa refletir a respeito de alguma coisa. No oriente, meditar é algo bem diferente. É entrar num estado de consciência onde se torna mais fácil compreender a si mesmo.
O objetivo primário da meditação é que nos tornemos conscientes e que nos familiarizemos com a nossa vida interior. O objetivo final é alcançar a fonte da vida e da consciência. Assim, através da meditação vamos prestar atenção e descobrir como funcionamos.
Como agimos em determinadas situações, porque respondemos uma coisa quando gostaríamos de dizer outra, porque fugimos daquilo que mais queremos, porque vivemos mergulhados na ansiedade, na depressão e no cansaço quando queremos apenas a tranqüilidade.
Grande parte dessa confusão é criada pela mente. Podemos dizer que ela é o instrumento de nossa consciência e contém a somatória de nossos condicionamentos, padrões de pensamento, nossa memória e nosso lado racional. A mente é como um lago agitado. Ao ver a lua refletida nesse lago turbulento poderíamos supor que a própria lua é algo disforme e agitado, mas estaríamos totalmente enganados.
 Da mesma forma, quando olhamos para o reflexo do nosso Eu-Superior no lago inquieto de nossa mente, não conseguimos perceber sua verdadeira natureza. Meditar nada mais é do que aquietar os turbilhões dos pensamentos, serenar a mente para que possamos reconhecer com clareza nossa essência. Durante esse processo de aquietar a mente nos damos conta de nossos padrões de pensamento e de ação e, assim, podemos transformá-los.

 

DICAS PARA A PRÁTICA

A prática da meditação, embora simples, requer bastante disciplina e regularidade. Abaixo estão algumas dicas de como iniciar sua prática de meditação.
Escolha um lugar sereno onde você possa sentar-se de maneira confortável e com a coluna ereta. Pode ser numa cadeira ou no chão com as pernas cruzadas. Sentar-se sobre uma pequena almofada ajuda a manter as costas eretas. Use roupas que não apertem nem incomodem.
Acender um incenso ou colocar uma música bem suave pode ajudar a criar um clima de tranqüilidade no início. Depois de algum tempo, pode ser que você prefira dispensá-los.
Evite meditar quando estiver com sono ou muito cansado. Você se sentirá frustrado por não conseguir se concentrar e desanimará de sua prática diária. Um bom horário para meditar é pela manhã, quando estamos mais tranqüilos e descansados. Porém, isso também é individualizável. Se você sentir que consegue melhores resultados à noite, escolha esse horário.
Comece com dez minutos diários. Coloque um relógio para despertar após esse tempo, assim sua mente não poderá sabotá-lo fazendo-o acreditar que já se passaram muito mais que dez minutos.
O corpo é como um pote e a mente é a água dentro dele. Mover o recipiente faz com que a água também se mova e, lembre-se, o que você quer é que sua mente permaneça quieta e imóvel.
A atenção deve estar voltada para o objeto da meditação (a respiração, um símbolo, etc.) sem que isso necessite de grandes esforços. Caso você disperse, reconduza sua atenção suavemente ao objeto escolhido.
Qualquer coisa que aconteça estará bem. Se houver um monte de pensamentos desfilando pela sua cabeça, se você tiver vontade de chorar ou de rir, se você achar que nunca vai conseguir se concentrar, tudo bem. Apenas continue sentado e, sempre que possível, volte a sua atenção para o objeto sobre o qual está meditando.

EXERCÍCIOS DE MEDITAÇÃO
Aprenda a encontrar a paz de seu mundo interno experenciando e descobrindo o lindo SER que ha dentro de você
Um dos exercícios mais simples é observar a respiração. Sinta o ar entrando e saindo pelas narinas. Acompanhe seu caminho por todo o corpo. Repare nos movimentos da barriga, do peito. Veja se há movimentos ou sensações na pelve, pernas, cabeça, etc. Esteja com o ar o tempo todo.
Quando estiver em contato com a natureza, sente-se diante de uma paisagem e observe-a. Ouça os sons, veja as cores, sinta os aromas mas não fique dando nome às coisas ou analisando-as: "esse cheiro deve ser daquela flor", "como é bonita a forma daquela montanha", "o som desses passarinhos me deixa tão relaxado...". Apenas ouça, veja e sinta sem criar frases na sua mente, sem ficar tagarelando internamente.
Sente-se diante de uma janela e deixe que a claridade invada seu corpo. Sinta a luz penetrando pelo alto de sua cabeça e fluindo por todo o corpo. Mantenha sua atenção nesse fluxo.

Repita o mantra OM durante todo o tempo da sua meditação. Mantras são sons que trazem uma determinada qualidade de energia para quem os vocaliza. O mantra OM é um dos mais antigos do hinduísmo e sua qualidade é o equilíbrio e a serenidade. Ele nos traz energia e ajuda a clarear a mente.
Olhe atentamente para um símbolo ou um objeto que lhe chame a atenção naturalmente.
Sente-se em silêncio e preste atenção a cada som que surgir ao seu redor. Ouça tudo ao mesmo tempo. Não se detenha em nenhum deles. Nenhum é mais importante do que os outros, nenhum é melhor ou mais agradável. Não julgue, apenas ouça. Evite relacioná-los com os objetos ou seres que os produzem. Permita-se ouvir o som puro e perceber sua qualidade intrínseca.
Você pode meditar com as cores também.
Pergunte ao seu corpo de qual cor ele necessita para estar em harmonia. Aceite qualquer cor que lhe venha à mente. Imagine um grande jorro de luz dessa cor fluindo sobre você ou mergulhe num oceano tingido com a cor escolhida. Não se preocupe em "ver" a cor, você pode apenas senti-la com seus sentidos interiores.
Observe seus pensamentos e tente perceber o espaço que existe entre um e outro. Mesmo numa mente completamente confusa, os pensamentos surgem e desaparecem deixando um breve espaço entre si.
Descubra esse espaço, nem que seja apenas um segundo. Observe-o e você vai perceber que ele começará a se ampliar. Ao penetrar nesse espaço em branco, você estará além da mente.

Benefícios da prática

A meditação consiste de práticas diárias envolvendo essencialmente concentração da atenção. Embora apareça com uma aura mística, sua prática regular proporciona vários benefícios e aperfeiçoamentos práticos, como (experiência própria):
- descanso físico, mental e emocional
- aumento da capacidade de concentração
- maior auto-liderança
- maior liberdade de escolha
- senso de identidade mais livre e mais rico em possibilidades.
A meditação reduz a ansiedade, torna a respiração equilibrada e profunda e melhora a oxigenação e a freqüência cardíaca. Seu reflexo no sono é um repouso mais tranqüilo, sem interrupções.
Além disso, ela atenua enxaquecas e resfriados, acelera a recuperação no pós-operatório e auxilia a digestão alimentar. No campo psíquico, a prática mantém a pessoa num relativo estado de equilíbrio, com uma lucidez que a impede de entrar em conflitos emocionais internos, principalmente de origem afetiva. Há, por parte de quem a pratica, muito mais clareza mental, objetividade, paciência, compreensão e justiça."

Meditação atenciosa de Deepak Chopra

Descubra sua sabedoria interior... ou apenas descanse
Trata-se de uma técnica simples de desencadear um estado de relaxamento profundo de corpo e mente. À medida que a mente se aquieta e permanece desperta você vai se beneficiar de um estado de consciência mais profundo e tranqüilo.
1. Antes de começar, encontre um local silencioso em que não vá ser perturbado.
2. Sente-se e feche os olhos.
3. Concentre-se na respiração, mas inspire e expire normalmente. Não tente controlar ou alterar a respiração deliberadamente. Apenas observe.
Ao observar a respiração, vai ver que ela muda. Haverá variações na velocidade, no ritmo e na profundidade, e pode ser que ela pare por um momento. Não tente provocar nenhuma alteração. Novamente, apenas observe.
Pode ser que você se desconcentre de vez em quando, pensando em outras coisas ou prestando atenção aos ruídos externos. Se isso acontecer, desvie a atenção para a respiração.
Se durante a meditação você perceber que está se concentrando em algum sentimento ou expectativa, simplesmente volte a prestar atenção na respiração.
Pratique esta técnica durante quinze minutos.
Ao final, mantenha os olhos fechados e permaneça relaxado por dois ou três minutos. Saia do estado de meditação gradualmente, abra os olhos e assuma sua rotina.
Sugiro a prática da meditação atenciosa duas vezes ao dia, de manhã e no final da tarde. Se estiver irritado ou agitado, pode praticá-la por alguns minutos no meio do dia para recuperar o eixo.
Na prática da meditação você vai por uma de três experiências. Mas deve resistir à tentação de avaliar a experiência ou sua capacidade de seguir as instruções, porque as três reações são "corretas".
Você pode se sentir entediado ou inquieto, e a mente vai se encher de pensamentos. Isso significa que emoções profundas estão sendo liberadas. Se relaxar e continuar a meditar, vai eliminar essas influências do corpo e da mente.
Você pode cair no sono.
Se isso acontecer durante a meditação, é sinal de que você anda precisando de mais horas de descanso.
Você pode entrar no intervalo dos pensamentos... além do som e da respiração.
Se descansar o suficiente, mantiver a boa saúde e devotar-se todos os dias à meditação, você vai conseguir um contato significativo com o self. Vai poder se comunicar com a mente cósmica, a voz que fala sem palavras e que está sempre presente nos intervalos entre um pensamento e outro.
 Essa é a sua inteligência superior ilimitada, seu gênio supremo e verdadeiro, que, por sua vez, reflete a sabedoria do universo. Tudo estará a seu alcance se confiar na sabedoria interior.

Estratégia de relaxamento

Não espere o fim de semana para relaxar
Todo dia parece ter algo que nos deixa tensos. Às vezes é um problema no trabalho no qual ficamos envolvidos um bom tempo e que levamos para casa. Outras vezes é uma preocupação com um filho.
Podem ser também conflitos, preocupações e ansiedades com dinheiro, relacionamentos e por aí vai. O resultado disto é tensão e estresse, em níveis variados.
De fato, parece mais realista esperar que ao longo de cada dia passemos por situações e emoções variadas. Mas se você não tem uma alternativa para lidar com os problemas, ou tem que esperar o fim de semana para relaxar, as tensões geradas vão se acumulando no corpo.
Quer testar? Observe sua testa. Está relaxada? E seus ombros? Que dizer das tensões que você pode nem estar mais notando?
Descrevemos uma estratégia simples para relaxar, seja como remédio, prevenção ou simplesmente para melhorar o que já está bom. Siga os passos:
1) Coloque-se em uma posição confortável, na qual possa ficar imóvel por alguns minutos.
2) Faça uma declaração de propósito e intenção, como por exemplo, "Minha intenção é relaxar corpo e mente por X minutos". Se preferir não usar linguagem, pode imaginar o que quer que aconteça.
3) Respire lenta e profundamente, três vezes. Antes de alternar de inspiração para expiração e vice-versa, conte até três. Quando expirar, solte o corpo em seus apoios.
4) Enquanto inspira lentamente, tencione os pés, depois as pernas, o quadril, braços, cabeça, rosto, todo o corpo. Diga para si mesmo enquanto isto, o mais rápido que puder: "Contrai, contrai, contrai...". Em seguida, solte o corpo de uma vez enquanto expira, deixe tudo cair. Repita este passo 3 vezes.
5) Agora você vai usar sua atenção para relaxar ainda mais cada parte do corpo. Para guiá-la melhor, imagine uma fonte de luz relaxante, da sua cor preferida ou da que lhe parecer mais eficaz, posicionada no alto da sua cabeça.
 Da fonte emana lentamente (mas não muito) uma luz que inicialmente desce pela cabeça. A luz passeia pela parte interior do corpo, não só pela superfície da pele. Faça a luz passar pelo pescoço, ombros, braços e mãos, pela coluna, tórax, pelos órgãos internos, assim descendo até os pés.
Nesta etapa você pode apoiar o relaxamento também com sugestões tipo "Agora minha coxa está ficando ainda mais relaxada". Evite palavras como "totalmente", a transição é gradual.
6) Neste ponto você já atingiu um grau bastante bom de relaxamento. Você tem agora as seguintes opções:
a) Simplesmente fique neste estado quanto tempo quiser, usufruindo.
b) Você pode iniciar algum tipo de meditação. A mais simples é ficar prestando atenção na respiração, no ar que entra e sai pelo nariz (veja Meditação Atenciosa de Deepak Chopra).
c) Pode acontecer de você dormir. Isto é uma indicação de que está com sono atrasado.
d) Imaginar uma paisagem relaxante, como uma floresta, cachoeira ou o que preferir, e ficar saboreando, enquanto intensifica o estado de relaxamento.
e) Ativar experiências relacionadas a algum tema, dizendo palavras apropriadas, como "amor", "paz", "alegria". Em estado relaxado normalmente ficamos muito receptivos a sugestões, e cada palavra fará com que seu cérebro busque imagens, sons e sentimentos correspondentes.
f) Alguma outra coisa que lhe seja agradável e prazerosa.
7) Quando decidir que é hora de encerrar, vá mexendo devagarzinho o corpo, começando pelas extremidades, até ativar toda a musculatura. Espreguice-se com prazer. Para levantar-se mais suavemente, vire o corpo para o lado e erga-o com o apoio dos braços e mãos.
 Espreguice-se mais um pouco após ficar de pé.
Você pode usar este procedimento, por exemplo, antes de dormir. Em dias de mais atividade, pode ser aplicado a qualquer momento para se recuperar antes de prosseguir.
Com a prática, pode ocorrer que só imaginar uma luz percorrendo o seu corpo seja o suficiente para relaxar todo ele, e você poderá fazer isto em segundos.
Agora que você está acabando de ler, há uma decisão a ser tomada: fazer ou não fazer. Se houve um interesse inicial, sugiro que faça rapidamente uma primeira vez, só para assimilar as etapas, e uma segunda, para um primeiro teste da estratégia. E para avaliar possíveis benefícios em um prazo maior, imagine o que pode ocorrer com você e seu corpo se usufruir o relaxamento durante duas semanas, por exemplo. Assim você terá boas condições de decidir se vale a pena investir alguns minutos, uma ou duas vezes ao dia.
Fonte: www.possibilidades.com.br


 

Prática

É fácil se observar que nossas mentes encontram-se continuamente pensando no passado (memórias) e no futuro (expectativas). Com a devida atenção, é possível diminuir a velocidade dos pensamentos, para se observar um silêncio mental em que o momento presente é vivenciado. Através da meditação, é possível separar os pensamentos da parte de nossa consciência que realiza a percepção.
É possível obter total descanso numa posição sentada e por conseguinte atingir maior profundidade na meditação assim dissolver preocupações e problemas que bloqueiam sua mente.

Uma posição possível é a posição de lótus completo, o pé esquerdo apoiado sobre a coxa direita e o pé direito apoiado sobre a coxa esquerda. Outros podem sentar em meio lótus, o pé esquerdo apoiado sobre a coxa direita ou o pé direito sobre a coxa esquerda.
Há pessoas que não conseguem sentar em nenhuma dessas posições e por isso podem sentar a maneira japonesa, ou seja, com os joelhos dobrados e o tronco apoiado sobre ambas às pernas.
 Pondo alguma espécie de acolchoado sob os pés, a pessoa pode facilmente permanecer nessa posição por hora ou hora e meia.
Mas na verdade qualquer pessoa pode aprender a sentar em meio lótus, ainda que no início possa causar alguma dor. Gradualmente, após algumas semanas de treino, a posição se tornará confortável.
No início, enquanto a dor ainda causar muito desconforto, a pessoa, deve alterar a posição das pernas ou a posição de sentar.
 Para as posturas de lótus completo e meio lótus convém sentar-se sobre uma almofada, de forma a que os dois joelhos se apóiem contra o chão. Os três pontos de apoio dessa posição proporcionam uma grande estabilidade.
Mantenha as costas eretas. Isso é muito importante. O pescoço e a cabeça devem ficar em alinhamento com a coluna.
A postura deve ser reta mas não rígida. Mantenha os olhos semi-abertos, focalizados a uns dois metros à sua frente. Mantenha leve sorriso. Agora comece a seguir sua respiração e a relaxar todos os músculos.
 Concentre-se em manter sua coluna ereta e em seguir sua respiração. Solte-se quanto a tudo mais.
Abandone-se inteiramente. Se quiserem relaxar os músculos de seu rosto, contraídos pelas preocupações, medo e tristeza, deixe um leve sorriso aflorar em sua face. Quando o leve sorriso surge, todos os músculos faciais começam a relaxar. Quanto mais tempo o leve sorriso for mantido, melhor.
Para a maioria das pessoas a meditação está relacionada a coisas como relaxamento físico, redução de estresse e paz de espírito. Embora esses sejam objetivos válidos, o verdadeiro propósito da meditação é algo superior e mais espiritual
A viagem pelo self é a experiência mais importante e transformadora que você pode ter. Deixe-me explicar o que essa experiência impõe.
Para começar, direi que o corpo é apenas a manifestação objetiva de nossas idéias, enquanto a mente é a manifestação subjetiva. O corpo está sempre mudando, e a mente, com os pensamentos, desejos e sentimentos também vai e vem
Há um intervalo entre cada pensamento em que você faz as escolhas. Esse intervalo é a porta de entrada do self superior ¾ o self cósmico.
 O verdadeiro "você" não está limitado pelas fronteiras físicas do corpo nem pela quantidade de anos que já viveu, mas pode ser encontrado no espaço infinitamente pequeno e ao mesmo tempo imenso que existe entre seus pensamentos.
Apesar de silencioso, esse espaço é cheio de possibilidades, um campo de potencialidade pura e limitada. Todas as diferenças entre mim e você resultam das diferentes escolhas que fizemos nesse espaço, e essas possibilidades são sempre renovadas.
As ações geram lembranças... as lembranças geram desejos... e os desejos criam ações e assim por diante, num círculo que não tem fim. As sementes das lembranças e dos desejos continuamente buscam se expressar através de mecanismos mentais e corporais, criando assim o mundo que experimentamos a cada momento.

 

Atividade:
Mandala de Cristais.

Material
Cristais

CORAGEM - ágata,agua-marinha,citrino,olho de tigre
* SONHOS - ametista, fluorita
* SAÚDE - ágata, âmbar, quartzo branco
* AMOR - quarzo rosa, turmalina rosa, pedra-da-lua
* PROSPERIDADE- aventurina, calcita,turmalina verde, pirita dourada
* PAZ - água-marinha,quartzo branco,turmalina azul,rodonita
* ENERGIA FÍSICA - olho de tigre,pedra do sol, citrino, berilo
PROTEÇÃO - quartzo branco,ágata,calcita,onix,turmalina negra

Meditação

Ao acordar ou antes de dormir, olhe bem no fundo da escura caverna da sua mente,
Encare seus pensamentos como uma arca de tesouro, cheia de pedras preciosas.
Escolha um diamante da mais pura clareza, um diamante que represente a sua mais alta verdade.
Coloque esse diamante no trono da consciência sob a abóbada da sua mente
Esse diamante reflete a luz do sol e refulge brilhante com a luz da verdade, aumentando todas as nuvens afastadas.
Sempre que você descobrir uma verdade pela qual pode pautar sal vida, seu diamante cintilará ainda mais forte do que antes.

IV AULA

A SAGRADA CIÊNCIA DOS NÚMEROS

O estudo dos números é uma ciência que contém aspectos sagrados, pois as relações numéricas contêm a essência e o princípio de todas as coisas. Essa foi a visão deixada pelo filósofo grego Pitágoras, o mais famoso estudioso dos números.(fioravante)
Pitágoras é considerado um alto iniciado nos mistérios egípcios, babilônicos e caldeus. Por volta de 530 ªC, ele fundou uma comunidade religiosa e política em Crotona, ao sul da Itália. É responsável por introduzir a noção dos cosmos como sendo essencialmente  número e medida, o que gera a harmonia celestial. Suas idéias influenciaram Platão.
Como numerológo, atribui-se a Pitágoras a criação da conhecida tabela pitagórica, que relaciona as letras aos números. Todas as obras sobre numerologia respeitam e usam os conceitos pitagóricos.
No entanto, a cabala, uma ciência muito antiga e que provavelmente foi estudada por Pitágoras, já estabelecida a relação entre as letras hebraicas e os números. A cabala é outra fonte preciosa de informações para o estudioso dos números
No estudo dos números que você vai iniciar, há um pouco das duas visões:
A pitagórica
Cabalista
A diferença entre as duas linhas, reside na quantidade de números que são levados em conta.
A linha pitagórica considera que todos os números devem ser reduzidos até serem expressos por valores de 1 a 9. Desta maneira, a numerologia pitagórica é limitada ao estudo dos nove primeiros números.
A linha cabalista considera uma quantidade de números que corresponde ao número de letras do alfabeto hebraico. Assim o objeto da análise numerológica cabalista inclui os vinte e dois primeiros números, o que amplia muito o estudo.
Na sagrada ciência dos números, aprende-se que os números representam as forças que operam nos mais elevados planos espirituais, as quais expressam através das relações numéricas seu poder e atuação na matéria. As formas seriam sinais externos dos poderes espirituais, através dos quais o que é divino pode ser percebido no plano físico.
A bíblia, o livro sagrado, contém nas relações numéricas a base dos seus ensinamentos mais ocultos. Ao dar atenção às instruções ocultas que os números bíblicos contêm, a luz sobre os textos se amplia e novas revelações são encontradas.
Para um estudioso das mandalas o conhecimento dos números é essencial.
Toda mandala é estruturada na divisão do espaço circular em setores.
O número de setores é chamado de base numérica da mandala.
Uma mandala tem um número de setores que é definido por seu criador.
Quem desenha uma mandala pode ou não ter consciência da divisão que usa, mas depois de feita a mandala passa a vibrar de acordo com a sua base numérica, tenha ela sido feita de maneira intencional ou não.
Algumas mandalas possuem mais de uma estrutura numérica, por isso, os valores secundários presentes também devem ser analisados e considerados num trabalho terapêutico. Mas geralmente há uma base numérica principal que é logo identificada.
Quando se usa uma mandala com fins terapêuticos, a base numérica da mandala define o tipo de energia que ela distribui. Procure estudar e entender os números como forças atuantes, cuja presença poderá ser uma aliada no processo de cura que você orienta.

 
O número 1

Nos sistemas numéricos romano e arábico, o número 1 é representado por uma pequena linha vertical. Simbolicamente a linha vertical está relacionada com as buscas elevadas da alma, uma vez que ela aponta para cima ou serve para fazer a ligação do que está em baixo com o que está em cima.
Simbolicamente o número um significa estar próximo do conceito de Deus, o ser que está acima de tudo. Representa o centro supremo da energia divina, do qual emanam as forças de desenvolvimento e realização. Toda criação divina, procede a unidade, que é o princípio. Ele cria e depois concentra. As palavras chaves relacionadas com o número 1 são:

Eu
Origem
Início
Seleção
Força
Liderança
Poder criador
Independência
Conseguir
Liderar.

Como atua na terapia uma mandala estruturada sobre o número 1.
Dá capacidade de liderança, liberta e dá impulso para buscar caminhos mais livres.
Emoções:
Facilita ter confiança em si mesmo, passa mais segurança e coragem para enfrentar ambientes desconhecidos e superar desafios.
Influência traz energia, ousadia, ambição positiva, disposição, impulso para a ação, faz tomar a iniciativa. Afasta a depressão e o desânimo.
Desperta Ana alma a aceitação de Deus, ajuda a fazer bom uso do seu livre arbítrio e aproxima boas vibrações divinas, que fortalecem a alma.
Concretização material, ele dá impulso criativo, favorece aquilo que a pessoa está começando a fazer, leva a ter interesse por si mesmos e pelo seu progresso.
Quem precisa do 1- uma pessoa quando não consegue expressar as qualidades apresenta formas desamônicas desse número, será benéfico receber sua energia. Precisa do um quem está  egoísta, preguiçoso, egocêntrico, presunçoso, dependente, medroso, adverso, fraco, teimoso, estagnado, instável, vacilante, aquele que pensa: eu acima de tudo- tirânico, antagônico, maníaco.
Alterações que podem ser alcançadas pelo uso do 1.
Trabalhar o um faz com que o individuo tornar-se-á corajoso, ousado, justo, leal, criativo, autoconfiante, determinado e original. Sentir-se livre para agir, ter mais impulsos positivos, encontra abertura de novos caminhos, conseguindo comandar e aprender com suas próprias experiências.
Número 1 : Independente, pioneiro e criativo. As pessoas de personalidade 1 são líderes natos em tudo. Muito autoconfiante, tem êxito em tudo que faz. Significa liderança e ambição. Também é o número que traz coragem, independência, atividades mentais e físicas, individualidade e realizações.

  • Positivo: Liderança, Pioneirismo, Iniciativa, Coragem, Independência

  • Negativo: Agressividade, Egoísmo, Egocentrismo, Inflexibilidade, Individualismo.

     

 Quinta - Atividade:

Como elaborar sua mandala para sentir em si a energia do número 1

Escolha uma mandala de sua cor preferida.
O ponto central deve ser grande e bem destacado.
Faça uma lista das suas boas qualidades coloque tudo o que é, mesmo que no momento não esteja conseguindo manifestar todas essas características da sua personalidade. Procure listar no mínimo dez.
Leia a sua lista e assinale as qualidades que abandonou porque não são valorizadas no mundo atual, as que não acredita que possa expressar por causa de decepções vividas ou qualquer outra qualidade que está sem uso, por qualquer motivo.
Faça, então, uma nova lista.
Ela pode ser chamada de ö que sou”, mas não mostre mais.
Coloque diante de si essa nova lista e a mandala com a base numérica 1. Olhe para a mandala por cerca de 3 minutos, sempre procurando focalizar o ponto central. Depois desse tempo, feche os olhos um pouco e depois abra.
Leia a primeira qualidade da sua lista e olhando para o ponto central da mandala.
Diga então:
Eu sou.... coloque verbalmente a primeira qualidade.
Repita a afirmação para cada uma das qualidades da sua lista.
Repita este exercício por uma semana e sentirá os efeitos benéficos de retomar a sua verdadeira personalidade.

O número 2
Da unidade derivam dois princípios
O finito
Infinito
O 2 é a divisão da unidade que separa, cria contrastes.
Pitágoras dizia que “os dois”é uma condição imperfeita, na qual o ser cai quando se afasta de Deus.
Podemos ver nessa afirmação o conceito dos opostos
Luz/sombra
Bem/mal
Pleno/vazio
Sim/não
Certo/errado
Aberto/fechado
Masculino/feminino
Branco/preto.
O processo formativo é iniciado pelo dois, que é o princípio feminino em oposição ao princípio masculino da unidade.
O dois é o segredo silencioso e os mistérios da ampliação,
Na bíblia, essa separação da unidade é representada pela divisão das águas.
Estabelece a primeira divisão  dos números em dois grupos
Os pares
Impares.
A palavras chave do dois:
CRESCIMENTO
ASSOCIAção
Sociabilidade
Cooperação
Diplomacia
Como atua numa mandala.
Dá capacidade de cultivar a paciência, a tranqüilidade, a cooperação, as ligações afetivas, o tato, o carinho, sentir antes de agir.
Emoções- facilita o amor e a harmonia para o grupo e família,
Facilita estar rodeado de pessoas amadas numa atmosfera de paz
Ligação com a maternidade
Sobre a energia é ajustar a sensibilidade, pois evita ficar muito emotivo ou magoar-se com facilidade.
A sensibilidade intuitiva também melhora.
Desperta na alma amor e compreensão, eleva a sabedoria que permite eliminar conflitos e aceitar outras maneiras de ser e pensar.
Para os que precisam do 2.
Quando não conseguem expressar as qualidade, apresenta formas desamornica, será benéfico receber sua energia.
Quem é subserviente, tímido, indiferente, descuidado, apático, mal humorado, recatado. Passivo, descontente, supersensível, medroso, capacho, fraudulento, velhaco, desonesto, mal humorado, pessimista, enganoso, covarde.

 

Alterações que podem ser alcançadas

Tornar-se a cooperativo, atencioso, ajustável, gentil, receptivo, amistoso, caloroso, companheiro, harmonioso, charmoso, diplomático, paciente, com tato.
Número 2 : Muito amorosa e compreensiva. A pessoa de personalidade 2 adora dar atenção aos outros, principalmente para a pessoa amada. O medo da doença faz com que busque sempre uma alimentação mais saudável. São muito atentas e compenetradas. Por ser muito diplomática e ter grande facilidade de adaptação, convive muito bem em todos os ambientes que freqüenta. É muito recatada no amor e sempre o compara ao sexo.

  • Positivo: Tato, Diplomacia, Paciência, Cooperação, Companheirismo

  • Negativo: Dúvida, Dependência, Submissão, Passividade, Insegurança.



Sexta Atividade
Como usar a energia dos desenhos sagrados.

(mandala pág.113- livro Mandalas- fioravant- ed. Pensamento)
Pintar ou elaborar sua mandala conforme seu estado emocional.
Distribui mandala para confeccionar.

Essa mandala contém como ponto central uma outra manda oriental, que é o símbolo da dualidade, formada por duas virgulas.
Material:
Use lápis azul para colorir a vírgula mais escura
Cuide para deixar o ponto branco sem colorir
Pinte a vírgula branca de vermelho.
Como proceder:
Feche os olhos e mentalize a palavra:

 

Expansão
Abra os olhos e fixe a mandala procurando ter na mente apenas essa palavra.
Ao terminar este exercício de concentração, que permitirá absorver a energia do número 2 pode terminar de colorir a mandala usando as cores que desejar.

 

3- Três

A trindade é a forma sagrada através do qual se manifesta e é através dela que a força do três se faz sentir. A maior parte das crenças está fundamentada no aspecto tríplice da divindade.
As três cruzes representam as personagens da Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Esse talismã ajuda a atrair todos os tipos de bênçãos e nos dá forças para vencer demandas, dificuldades, doenças, enfim, o mal em todas suas manifestações
Espírito Santo – 1
Move sua face sobre as águas – 2
Pra criar – 3
O 3 torna a expansão do número 2 limitada, livre para seguir o rumo da vontade criativa de cada ser.
Símbolo da busca espiritual mais elevada e da iluminação.
Despertar da consciência
Forma como isso é comunicado.
Palavra chave:
Auto-expressão
Ampliação
Autoridade
Comunicação
Imaginação
Criar.
Como atua na terapia e construção da mandala.
O 3 dá capacidade de conquistar altas posições, usar o dinheiro de modo inteligente, dá mente inteligente e que sabe comunicar-se, é versátil, aprende através dos exemplos, pois observa o que acontece com os outros.
Nas emoções:
Ensina a rir e como se divertir
Estimula a imaginação
Faz usar sua criatividade para cativar e encantar pessoas.
Influência: cria o ser destemido e inspirado abre o coração aos impulsos mais comunicativos e ajuda a afastar os momentos de depressão.
Desperta na alma o desejo de ser popular, atraente, generoso, artístico ou criativo
Concretização material
Dá o poder estabilizador do Universo, que faz assegurar posses e ganhos que podem vir através do telefone, internet, do correio.
Quem precisa do 3
Quando não conseguimos expressar as qualidades, apresenta as formas desarmônicas, ser  beneficio receber sua energia, quem está vulnerável, desagradável, fútil presunçoso, extravagante, crítico, fofoqueiro. Trivial, superficial, negligente, ansioso, lamuriento, tímido, ciumento, intolerante, falso, hipócrita, perdulário.
Alterações que podem ser alcançadas
Meditar e centrar-se para tornar-se agradável, de boa índole, charmoso, amigo, gentil, talentoso, otimista, imaginoso, livre de preocupações, sociável, capaz de auto expressão, com senso de humor, expansivo, animado, criativo, cheio de imaginação.
Número 3 : Muito romântica e sedutora, essa é a pessoa de personalidade 3. Alegres, extrovertidas e sociáveis as pessoas de personalidade 3 transmitem muita confiança no amor e na vida. Quando doentes, precisam de muita atenção. No trabalho, o sucesso virá através de oportunidades inesperadas que exigem pensamento rápido para achar soluções inéditas e criativas.

  • Positivo: Criatividade, Comunicação, Expressão, Entusiasmo, Sociabilidade

  • Negativo: Superficialidade, Ostentação,exagero, Dispersão, Imaturidade.


Atividade Expressiva:
Sexta Atividade
Vamos trabalhar com nossas mãos.

Uma os dedos polegares e os indicadores, abrindo e separando as mãos de modo a formar um triângulo.
Estenda os braços para frente, de modo que o triângulo fique diante de seus olhos.
Os outros dedos ficam na posição normal, ao lado do indicador.
Olhe este triangulo formado com sua medida palmar.
Imprima a marca das suas mãos assim posicionadas na areia ou sobre um papel.
Apague as marcas dos outros dedos, de maneira a deixar apenas o triangulo.
Trace um círculo ao redor do triangulo criando uma mandala simples, de base
3 Esta é a sua mandala – da trindade em seu corpo.

Número quatro 4

Chamado por Pitágoras de Principio Eterno da Criação. ) quatro é o nosso número sagrado. O quatro contém em si os quadro elementos formadores da matéria:
Fogo- desejo
Terra 0 corpo físico
Ar- mente
Água- emoções.
Na bíblia o quatro aparece já no início, sendo sua imagem inicial mais forte, os quatros rios que fluem do Jardim do Éden.O nome sagrado aparece com quatro letras em muitos idiomas e crenças.
Deus
Odin
Gott
Zeus
Atma
Dieu
Além de ter quatro letras o tetragramaton cabalista YOD-HE_VAU-He.
Quatro é Deus (3) no homem (1) Este número representa o poder construtor do universo.
Como atua numa mandala
Dá capacidade de trabalhar duro para vencer, estudar, ter método, ser prático, sério, leal, pontual, disciplinado e honesto.
Emoções- facilita a sinceridade, a estabilidade e a segurança dos sentimentos, ajuda a alcançar conquistas afetivas e cria a dedicação ao amor.
Influência sobre a energia é dar resistência, tirar o cansaço, dá muita disposição para prosseguir, é um princípio de acumulação e conservação da energia, sem perdas de vibrações.
Desperta na alma a auto disciplina, a obediência, a perseverança a honestidade, qualidades que fazem merecer amparo do plano espiritual
Para concretização material:
Dá estabilização, muita capacidade para realizações no plano material, criação de uma base sólida, que se torne permanente.
Quem precisa do 4.
Quando a pessoa não consegue expressar as qualidades, e apresenta as formas desarmônicas, será benéfico receber sua energia. Quem está intrometido, obstinado, convencido, rude, estreito, indelicado, miserável, lento, monótono, dogmático, brusco, reprimido, rígido, duro, preguiçoso, impiedoso, violento, cruel, ciumento, ressentido, vulgar, desumano, repressivo, ineficiente.
Alterações que podem ser feitas.
Pode tornar-se organizado, trabalhador, ordenado, estruturado, leal, aplicado, devotado, patriota, conservador, prático, digno, paciente, confiável, econômico, exato.
Número 4 : Honesta, leal e perseverante, a pessoa de personalidade 4 é altamente metódica e objetiva. Não gosta de rodeios preferindo ir direto ao assunto. Muito exigente com os colegas de trabalho e amigos, deseja deles a mesma perfeição que busca para si. Perfeccionista ao extremo, inclusive no amor, não gosta muito de inovar e prefere as 'fórmulas' mais tradicionais.

  • Positivo: Disciplina, Ordem, Estabilidade, Construção, Confiança, Honestidade

  • Negativo: Rigidez, Crítica excessiva,inflexibilidade, Insegurança, metódico.

 

Sétima Atividade Expressiva.
Ativar a energia da matéria.

Ela é bastante material, por isso você usará como força para a movimentação de energias, o dinheiro:
Escolha uma nota de valor grande, quanto mais nova e bonita melhor

Copie a mandala, pinte na cor de sua preferência.
Arrume a nota colocando sobre ela a mandala.
Deixe sobre uma superfície quadrada ou retangular, durante quatro dias.
Cada final do dia, coloque sobre a mandala algumas moedas
No quinto dia, de manhã, tire a note leve ao banco, para colocar numa poupança.
As moedas devem ser oferecidas à primeira pessoa que lhe pedir dinheiro, seja quem for.
Observe o mandala acima, com atenção.
Ele representa o número 4, que é a solidez.
Esse número simboliza: a acomodação, a disciplina, a franqueza, o moralismo, a racionalização, a confiabilidade, a firmeza de caráter, a autodisciplina.
Medite sobre a ordem divina do universo e sobre o seu papel divino no planejamento das coisas.
Junte ordem e sistema nos seus esforços para cumprir suas atividades, use a inteligência e muito trabalho.
Desenvolva planos bem organizados e práticos para realizar o que você quer e ponha-os em ação.
Vá com calma e devagar se necessários.
Desenvolva a autodisciplina.
Visualize na sua mente a espécie de mundo que deseja no futuro, para você e para os outros.
Orgulhe-se do que faz, seja perfeito, consciencioso e seguro

Número cinco 5

Este número está numa posição entre os nove primeiros números:
1 2 3 4 5 6 7 8 9
Ele determina a metade das energias numéricas básicas.
Nos primeiros quatro números o maior trabalho foi feito, tarefa essa que é representada pela cruz de cristo.
No cinco o número das chagas de cristo, a porta para a ressurreição é aberta.
O quinto elemento, aquele que não é percebido pelos sentidos, é indestrutível e não material, é representado pelo cinco.
Ele facilita a mudança da vida através de experiências. Por isso traz energias que produzem repouso e facilidade.
Há uma forma, o pentagrama, a estrela de cinco pontas, que mostra as opções de mudança trazida pelo cinco.
Quando a ponta da estrela está direcionada para o alto, a cabeça do homem está voltada para realizações superiores.
Quando a estrela aponta para baixo, a natureza inferior prevalece e o homem fica de cabeça para baixo. O pentagrama invertido mostra a natureza básica em conflito.
O cinco resultado da soma de dois e do três, é um pêndulo que oscila entre a perfeição do número 3 e a imperfeição do número 2.
No evangelho em Lucas 19:19
“Recebe também tu o governo de 5 cidades”
As cidades representam os estados de consciência, os quais permitem uma nova compreensão de tudo.
Palavra chaves:
Liberdade
Experiência
Aventura
Alegria
Viagem
Variedade,
Liberação.
Mudar
Experimentar.
Nas mandalas.
Dá capacidade de cultivar a adaptabilidade, ensina a fazer bom uso da liberdade e ter entusiasmo, dá responsabilidade consigo mesmo e com sua felicidade, estimula aventurar-se em novas descobertas, desfaz vínculos negativos e elimina a rotina.
Emoções:
Facilita a expressão das emoções, o individuo torna-se expansivo e descontraído, é capaz de divertir-se e mostra alegria, é uma boa vibração para afastar a irritação.
Influência:
Energia é leve e solta, dá capacidade de movimentar energias mais sutis que as físicas e facilita a realização de rituais para contatar o poder divino contido na natureza.
Desperta na alma o poder libertador do Universo, ensina como se desapegar do que não é necessário e traz os bons fluidos do elemento éter, o quinto elemento,
Dá mudanças que acontecem num ritmo acelerado, traz viagens, festas, vida social, comemorações, muitos contatos.
Quem precisa do 5
Quando uma pessoa não consegue expressar as qualidades, e apresenta as formas desarmônicas desse número, será benéfico receber sua energia. Precisa quem está sensacionalista, indigno de confiança, protelador, inconsciente, imprevidente, irresponsável, mal educado, infiel, libidinoso, perverso, lascivo, desregrado, permissivo, indulgente com bebidas e drogas, faz muita coisa ao mesmo tempo e não termina o que começa.
Alterações que podem ocorrer.
Tornar-se a livre, capaz de mudar, variado aventureiro, versátil, adaptável, progressiva, independente, desimpedido, disponível, sociável, compreensivo, curioso.
Número 5 : Um aventureiro nato, a pessoa de personalidade 5 adora liberdade e os espaços abertos, para que possa gastar toda a energia que tem. Muito agitado em todos os campos da vida, geralmente são irrequietos, super-ativos e curiosos. Também possui forte atração sexual o que condiz com sua sexualidade agressiva e cheia de energia.

  • Positivo: Liberdade, Curiosidade, Flexibilidade, Versatilidade, Inteligência

  • Negativo: Ansiedade, Indisciplina, Instabilidade, Impulsividade, Infidelidade


Oitava atividade:
Mandala sobre areia.

Fechamento  do modulo II
Pode fazer:
Na areia
Calçada
No interior de casa:
Toalha velha, lençol
Caneta tipo pincel
Traçar a mandala
Com a ajuda de uma pessoa deite-se com a cabeça voltada para o leste e abra pernas e braços, de tal forma que haja cinco pontos a serem marcados no solo pela pessoa auxiliar.
O topo da cabeça, a extremidade da mão direita e da mão esquerda, o calcanhar direito e o esquerdo.
Depois de marcar os pontos , trace uma estrela de cinco pontas, usando os cincos pontos marcados sobre o solo, toalha,lençol. Esse pentagrama, a estrela que traçar, é a representação da divindade em você. Sente-se no inteiro do seu pentagrama, bem no centro, de tal forma que a pinta voltada para o leste, onde estava sua cabeça, esteja diante de você.
De frente para o leste, faça profundas inspirações pelo nariz e solte o ar pela boca. Depois feche os olhos e absorva a energia libertadora do cinco.

Número 6 :

Carinhosa, compreensiva, meiga, responsável. A pessoa de personalidade 6 é passional e humanista. Com uma grande necessidade de ajudar os outros, ela pode até se sacrificar pelos que ama. Sexualmente aparentemente é passiva mas procura agradar sempre o parceiro. Pode se tornar dominadora e possessiva se sentir-se insegura em relação aos seus sentimentos.

  • Positivo: Amor, Beleza, Equilíbrio, Família, Saúde, Justiça

  • Negativo: Utopia, Mártir, Ciúmes, Ressentimento, Dificuldade em aceitar a realidade.


Número 7 :

Aparentemente fria e calculista a pessoa de personalidade 7 é na verdade super exigente com ela mesma e com o próximo. Procura sempre executar suas tarefas de forma impecável. Geralmente solitária, ela se isola e precisa de muito tempo para realmente se entregar a qualquer tipo de relacionamento pois prefere este isolamento.

  • Positivo: Espiritualidade, Introspecção, Profundidade, Perfeccionismo, Controle da Mente

  • Negativo: Solidão, Pobreza, Exigência excessiva, Auto-Crítica, Reclusão.

  •  

Número 8 :

Com uma auto-confiança que beira a arrogância a pessoa de personalidade 8 não costuma decepcionar os amigos. Muito disciplinado, sua aparência transmite sucesso e prestígio, que vêm graças ao grande espírito de competição e capacidade de liderança. Adora desafios e por isso é fascinado por relações complicadas. No trabalho critica quando acha necessário e elogia na mesma moeda. É sexualmente agressiva e segura de si.

  • Positivo: Liderança, Poder, Organização, Perseverança, Auto-confiança

  • Negativo: Ganância, Autoritarismo, Teimosia, Impaciência, Intolerância.


Número 9 :

Otimista, carismático e cheio de vitalidade, a pessoa de personalidade 9 aparenta ter gênio forte, mas na verdade é muito compreensiva, carismática e generosa. Elogia tudo que é bem feito, mas não esconde o que sente quanto à incompetência ou preguiça. Quando apaixonada se torna dócil e passa a ser uma grande amante.

  • Positivo: Amor Universal, Solidariedade, Serenidade, Compaixão, Sabedoria

  • Negativo: Amor Universal, Solidariedade, Serenidade, Compaixão, Sabedoria

  • Atividade com o número 9- Faça uma mandala e ofereça a sua obra a alguém. Esta atitude de doação é o que mais representa a lição a ser aprendida pelo número


Número 10.

É a sagrada tetraktis, o triangulo formado por dez pontos.
O dez une o feminino do círculo ao masculino da linha vertical.
O Dez é a mãe da alma, pois vida e luz unida nele.
No Um o espírito veio
No 10 ele se manifesta.
O desejo de elevação contido no nove e no três se transforma em concretização da alma.
No dez ele é o resultado da soma do número 7 (manifestação das forças espirituais) com o numero três ( desejo de elevação da alma).
O número dez é a base do sistema numérico usado por nós e não podemos esquecer que sua origem está no nosso corpo, pois os dedos da mão são usados para contar. Qualquer potência de dez leva a unidade como redução, por isso nunca esquecer os significados do um ao analisar o dez e suas potências.
 Palavra chave relacionada com o número 10:
Virada
Renovação
Altos e baixos
Recomeçar.
Como atua:
10- dá capacidade de renovar e movimentar qualquer situação que está parada. Por isso, o dez estimula processos que não evoluem.
Nas emoções:
Facilita alternância de sentimentos, sempre tirando da emoção negativa e criando o que é mais positivo.
Um número para trazer entusiasmo e alegria, quando não houver isso no interior da pessoa.
Muito favorável para quem está desanimado ou apático, pois causa aceleração e gera animação.
Desperta na alma o entendimento do que é a vida e suas fases, ajudando a aceitar melhor o que vem. Faz experimentar com mais compreensão o sobe e desce da roda da fortuna, a sorte.
Concretização material:
Dá uma visão dinâmica e acelerada diante das situações com as quais o ser se depara. Ela faz sair da depressão ou qualquer forma de desalento diante da vida material, leva a atividade e ao otimismo. Quem anda numa má fase sentirá mais sorte e será capaz de fazer mudanças que permitirão sair da estagnação.
Quando usar.
Pessoas que está desanimado, depressivo, instável, parado, inerte, no fundo do poço, contra as mudanças do tempo, sem fixar objetivos.
O que pode alterar.
Dá impulso para a ação, animação, realização de mudanças necessárias, toma mais centralizado no seus interesses, traz criação de oportunidades. Torna-se criativo, renovador, bem sucedido e favorecido pela sorte, capaz de refazer caminhos destruídos, autoconfiante, ativo, motivado pra viver.


 

Atividades Expressivas:

Andar de roda gigante.
Ela é uma grande mandala viva e estar dentro dela pode ser um trabalho efetivo de vivenciar a mandala de vibração 10.
Quando a roda gigante estiver em movimento, imagine que ao subir está indo para um estágio mais elevado em todos os aspectos da sua vida. Na descida final, aceite como se fosse o retorno simbólico à sua encarnação atual, com aceitação do que a vida já lhe deu e ainda tem pra si,

 

 

Número 11.

Número de força e poder intenso, há nele capacidade de manter e prender.
Veja o onze como a força que pode parar a roda da vida que é representada pelo onze.
Atrai o sexo oposto, mas gera vontade acentuada de exercer o domínio em todo tipo de relações. Estimula o amor e a complementação, mas torna-se um elemento limitador, pois quer fazer valer o desejo pessoal.
Atuação do 11.
Dá capacidade de manter aquilo que se conquista- é útil sua aplicação para a cura física e da alma.
Emoções:
Facilita o sentimento de ser amado, pois as emoções do onze são intensas, escapam do controle se não há uso da razão pode surgir ciúme.
Vibração do 11
Inicia vibração de maior confiança, entrega e doação afetiva.
Influência:
Tira qualquer impressão de fraqueza, ajusta o gasto de energia, evita perdas energéticas e faz usar com mais sabedoria as vibrações que possui.
Desperta:
Na alma uma grande vontade de usar os dons espirituais com que se é dotado, pois essa vibração numérica traz intuição e sensibilidade mediúnica em vários níveis.
Concretização material:
Dá objetividade e força para as conquistas.É uma energia que faz expandir e depois conserva.
Quem precisa do 11
Quando não consegue expressar as qualidades e apresenta forma desarmônicas, será benéfico receber energia desse número, para quem está impaciente, atropela os fracos, é limitador.
Alterações a serem alcançadas.
Torna-se original, determinado, forte, inspirado, intuitivo, direciona as energias positiva, estabelecendo metas, luta para vencer sem deslealdade nem armas, não perde sua liberdade nem cede seu espaço.

Atividade Expressiva.

Após colorir sua mandala na cor preferida.
Olhe para o centro, inspire contando cinco tempos e expire em onze tempos.

 

Número 12.

O 12 contém um esquema completo de energias, pois temos o doze no Zodíaco e nos Apóstolos, cujo significados místico é perfeição e plenitude. O doze é ligado ao número de meses solares que contem o ano, o que faz com que a vibração tenha características masculina.
Ele está composto pelo algarismo 1 e 2, há lições das forças masculinas do um e passa pelas experiências do ritmo feminino do dois.
A união dessas duas energias gera o três.
Veja:
4+8
o mundo da matéria (4)
homem (8)
são renovados ( 12)
3x4
desejo do homem (3)
do mundo (4)
em contato com a vontade divina ( 12)
6x2
tem a simbologia mística do cristo (6) que torna sobre si ou recebe (2) os pecados de cada ser (12)
Palavra chave:
Ciclo cósmico
Inércia necessária
Doação voluntária
Sacrifício.
Dissolver/observar.
Atuação do 12
O doze dá capacidade de completar, dissolver as energias que formam o problema físico ou espiritual
Induz à análise dos problemas sob um novo ponto de vista
Estimula a necessidade de repousar.
Emoções:
Facilita a espera antes de entrar na emoção com toda a força
Deixa os sentimentos mais livres à medida que atua e dá mais capacidade para encontrar amizades.
Influência:
Leva a pessoa a doar sua energia para ajudar a quem tem necessidade, permite equilibrar os pólos de energia masculina e feminina.
Desperta na alma uma facilidade para estabelecer conexão com seres de luz e mensagens de entidades superiores podem ser canalizada.
Concretização material:
12 dá encerramento a um processo, por isso facilita a concretização daquilo que é uma necessidade real.
Pode ajudar a receber colaboração e apoio para realizar tarefas mais pesadas no plano material.
Quem necessita do 12:
Favorece a expressão
Quem está com ligações Kásmicas fortes
Quem se sente preso ao destino
Quem entende as necessidades da alma
Sente-se amarrada
Sacrificada
Apática.
Alterações a ser alcançadas.
Tornar-se capaz de perceber com clareza e virar as situações,
Desata os elos kámicos que limitavam sua existência
Tem a vida iluminada
Mostra firmeza
Decisão
Tem uma mente clara
Aprende a dizer o que quer e sente, tem força expressiva que atrai e alcança o progresso.

 

Atividades Expressivas:
Fazer exercícios respiratórios.
Faça uma mandala com 12 elementos:
Inspire pelo nariz e solte o ar lentamente pela boca.
Mentalizando Deixo ir elos kármico do qual desejo libertar-me. Não reajo nem ligo ao karma por nenhuma emoção.
Elimino a lembranças e desfaço a pressão dos elos kármicos.

O número 13

O mais místicos dos números, através dessa vibração a matéria pode ser transformada.
6x2+1
Cristo (60 une-se (2) a Deus (1) para realizar a redenção (12) de todos os homens.
Vibração do 13:
Renovação completa
Nada que esteja ligado ao passado tem razão de ser no presente.
Eliminação radical, a morte simbólica.
Vibração feminina.
Palavra chave:
Limpeza
Transformação radical
Eliminação
Fim
O novo
A morte
Transformar.
Atuação:
Dá capacidade de realizar mudanças intensas e radicais
Elimina ameaça de recidiva de uma doença para afastar uma energia muito negativa que pode destruir a pessoa, para se conscientizar de um final irremediável como um divorcia,
Emoções:
Facilita o enfrentamento de crises advindas do final de um relacionamento
Ajuda a dizer não a uma amizade ou amor que só faz mal
Permite entender que quer terminar algo e que isso não é sofrimento, é alívio, bem como faz aceitar um afastamento afetivo.
Influência:
Desperta na alma a capacidade de buscar o caminho que está de acordo com a sua verdadeira ambição espiritual.
Um ciclo novos estudos e caminhos se forma sobre as cinzas do passado.
Concretização material
Dá capacidade de renascer
Começar uma vida nova
Sem resquícios do que já foi vivido.
Quem necessita do 13
Quando não consegue expressar as qualidades:
Será benéfico receber energia
Quem está destrutivo
Desestruturado
Quer uma vida nova
Não consegue desligar do passado
Precisa fazer regime para emagrecer
Precisa deixar um vício
Tem magos de uma separação afetiva.
Alterações:
Renovação
Deixa para trás o peso do passado
Elimina culpas
Tira da sua vida aquilo que na verdade já estava morto.

Atividades Expressivas:

Base Numérica 13
Pode riscar
Colorir

Pessoas expressam agressividade.
Mentalizar
Desejo eliminar para sempre da minha vida
Na primeira vez não faça exercício com coisas importantes
Escolha algo como afastar o hábit0 de roer unhas
Sempre que fizer base numérica 13 ao terminar destrua a mandala, pode picar, cortar com tesoura, enterrar, jogar na chuva para tudo ser apagado, colocar fogo ou lançar seu pedacinho ao vento.

 

Número 14:

Vibração positiva e suave.
Energia de recuperação.

Palavra chaves:
Alegria
Leveza
Fluidez
Amadurecimento
Magia
Natureza
Harmonia
Viagens
Continuar.
Atuação:
Dá capacidade de receber bons fluidos e aceitar sua influência nos processos de cura.
Facilita a segurança dos sentimentos, ajuda a esperar com calma por uma nova fase.
Influência:
Impede a criação de bloqueios energéticos e ajuda a receber energia das fontes mais variadas
Faz ligações com vibrações de lugares distantes.
Desperta na alma a ligação com os rituais como forma de expressão da fé.
Favorece:
Realização
Sintonia com muitas forças ocultas
Cumpre o papel de criar pontes entre os seres.
Concretização material:
Facilita os projetos
Faz caminhar o que está parado
Gera facilidade de adaptação a pessoas
Lugares e situações,
Quem necessita 14:
Quem está bloqueado
Traumatizado
Desconfiante
Triste
Luto
Sem fé
Descuidado com seu corpo
Longe da natureza
Com pouca vontade de sair de casa
Parado
Alterações:
Tornar-se leve harmônico com fé, aprende a viver e a deixar os outros viverem.

 

Atividade Expressiva:
A base numérica é 14.

Após fazer e pintar.
Mande-a para alguém distante.
Esse ato reflete bem o que é energia do número 14, que não fica estagnado, faz caminhar adiante aquilo que deve seguir.

Número 15

Vibração:
ligada às escolhas da alma.
 Mostra a alma diante daquilo que pode desfazer a família e desviar do caminho espiritual positivo.
É muito magnetismo e fascínio, que leva a sedução.
Palavra chave: escolha entre o bem e o mal, tentação, pecado, domínio dos sentidos

 

Numero 16

Representa espiritualidade, mas não aquela que tem conexão com as realizações da matéria e sim da espiritualidade como uma recepção de energia divina que traz correção diante do que está errado.
Vibração:
Energias sem possibilidade de seleção
Evitar seu uso em aplicações terapêuticas
palavra chave:
Queda
Punição
Traição
Ruptura
Fracasso
Acidente
Azar
Antena
Canal
Desabafar.
Se a base numérica for oito e o numero 16 aparecer como uma base numérica secundária em desdobramento do oito não há problema, pois a vibração do oito é equilibrador

 

Número 17:

Ligação com o universo
Forças cósmicas benéficas que são encarregadas de distribuir sobre a terra bênçãos e facilidades.
Vibração:
Luz da esperança
.Base numérica 16 é iluminada e guarda em si dons para oferecer, como um presente dos deuses para a humanidade,
Palavra chave:
Luz
Esperança
Dom
Arte
Naturalidade
Favorecimento cósmico
Iluminar.
Atuação:
Capacidade de ver as situações com mais otimismo e confiança
Traz leveza e inspirações superiores
Emoções:
Facilita confiança em si
Permite acessar e acreditar que mercê ajuda vinda de um plano superior.
Influência:
Permite que os recursos energéticos sutis armazenados seja utilizados.
Desperta a alma a esperança e a confiança em Deus
Faz voltar ao colo do Pai Celestial e da Mãe Natureza
Facilita o contato com as fontes espirituais de boa qualidade
Concretização material:
Dá alegria de viver
Otimismo para buscar novas soluções e ajuda a realizar tarefas preparatórias para chegar a resultados concretos, mas nunca pode garantir resultados materiais imediatos.
Quem necessita:
Quando não consegue expressar as qualidades, quem está sem esperança, sem confiança em si, tem vergonha de si ou de sua condição, foi muito machucado pela vida,
Alterações:
Tornar-se à iluminado
Otimista
Produtivo
Planejador


Atividades Expressivas:

Durante 21 dias deverá olhar para o céu e contar 17 estrelas.
Depois desenhar uma mandala azul com 17 estrelas prateadas.
Número 18
Vibração:
Sabedoria instintiva nata.
O número 9- acumula
18 - distribui sem reservas
vibrações materiais
vibrações espirituais
palavra chave:
oculto
sagrado
sabedoria do coração
intuição
mediunidade
descobrir.
Atuação:
Dá capacidade de perceber as coisas mais oculta
Ajuda a compreender as causas reais daquilo que se passa
Faz entender os processos que levam ao mau estado físico ou mental.
Emoções:
Facilita a recuperação do equilíbrio emocional
Anula os efeitos da carga emocional que foi deixada por outras pessoas.
Influência
Sobre energia é mental – trabalha as vibrações dos pensamentos
O elemento mais atuante é sobre a captação de impressões energéticas, como se fosse possível traçar uma radiografia mental daquilo que está ao redor.
Desperta na alma o dom da visão espiritual- clarividência
Amplia os conceitos espirituais
Permite que a sabedoria tenha uso.
Concretização material:
Dá capacidade de acreditar nas suas possibilidades e fazer expandir o que se faz para ganhar dinheiro.
Quem precisa:
Quem está afetado por energias boas e más, que transformam sua mente, tornando estável ou de mau humor.
Ajuda quem está isolado e tem problemas com a mãe.
Sonhadoras
Mente dispersiva e confusa por causas de influências externas.
Insegurança e medo de passar por necessidades na velhice
Está fechado e não gosta de falar sobre si mesmo.
Facilita aceitação de mudanças mesmo as que contrariam.
Alterações a serem alcançadas:
Tornam-se estudioso, sensível, intuitivo, sábio, compreensivo, mais aberto, seguro e receptivo.

 

Atividades Expressivas:

Número 19
Vibração:
É o UM aprimorado.

Relacionado com a energia solar
Polaridade masculina.
O Um começa
10 recomeça
19- chega ao máximo da potencialidade vibratória do unitário.
Vibrações materiais e espirituais
Luminosas e facilitadora
Palavra chave:
Sucesso
Luz
Realização
Sol
Glória
Amizade
Casamento
Sociedade
Encontro feliz.
Iluminar.
Atuação:
Dá capacidade de receber luz.
Atua em qualquer situação.
Espalha força sobre o  físico e o espiritual com igualdade.
Emoção:
 Facilita o aquecimento do coração.
Número do perdão.
Da amizade e do amor.
Influência:
Distribui disposição
Alegria
Otimismo e felicidade
Desperta na alma capacidade de uma união com Deus que se realiza através da união com os outros seres.
Troca afetiva
Quem necessita:
Quem está vaidoso
Sombrio
Controlador
Vingativo
Prefere fazer as coisas sozinho
Não admite ceder seu espaço ou partilhar
Alterações a serem alcançadas:
Torna-se esclarecido
Positivo
Iluminado
Verdadeiro
Otimista
Transparente
Franco
Feliz
Sucedido
Estimulante e colaborador.
Terá facilidade para ter amigos e fazer boas associações, receber ajuda de pessoas importantes.

Atividades Expressivas:
Fazer uma mandala dedicada ao  sol.

Número 21:

Vibração:
É extremamente poderosa
Sua energia se espalha nos quatros planos de existência:
O divino
O arcangélico
O angélico
Físico.
3- ( o desejo de elevação da alma)
7 ( a espiritualidade aplicada à matéria)
vinte e um – facilita o encontro da plenitude.
Palavra chave:
Perfeição
Prazer
Realização plena
Usufruir.
Atuação:
 Dá a capacidade de se comunicar e de mostrar o que é .
Emoções:
Facilita a expressão positiva dos sentimentos,
Recebendo mais amor e alegria
Aquilo que o coração chega com mais facilidade.
Influência:
É complementadora, faz com que se atinja o nível vibratório ideal.
Desperta na alma a facilidade para receber a ajuda do plano superior e ter um caminho espiritual no qual as colheitas são maravilhosas.
Concretização material:
Dá aberturas para recebe aquilo que é necessário, por merecimento e por presente divino.;Quem necessita:
Quem está atraindo energias indesejadas
Retraído
Sem humor
Sem amizades
Sem criatividade
Sem nenhuma forma expressivas
O que alcançar:
 Torna-se atrativo
Simpático
Comunicativo
Com muito senso de humor’facilidade para bons contatos e amizades
Abençoado consegue expressar o que tem em seu interior.

 

Atividades Expressivas:
Meditar com a mandala Sri Yantra, pois distribui vibrações, e contém os principais deuses.
Ë uma mandala dinâmica, ao olharmos algum tempo para ela sem piscar, começamos a ver cores e movimentos em seu interior,
Olhar
Respirar
Quando inspirar, absorva a energia emanada e quando expirar, mentalize a expulsão da energia de má qualidade.
Conte suas respirações, que devem ser bem pausadas
Procure fazer vinte e uma repetições.

Número 22
Simbologia.
Pitagóricos número especial e renovador o que leva a busca espiritual
Cabalistas, ele encerra o ciclo de números é a construção.
Ele pode ser um mestre que indica caminhos ou faz andar buscando alguém que ajude a entender a vida.
Vibração:
 4- 22 se diferencia por uma ligação com a matéria.
4 constrói a matéria
13 destrói a matéria
22 abandona a matéria.
Palavra chave:
Abandono
Irresponsabilidade
Busca interior
Desinteresse no plano material
Queda
Viagem para muito longe
Insatisfação com a realidade
Fuga
Fazer de novo.
Abandonar.
Atuação:
Dá capacidade de liberta-se daquilo que não é mau suportado
Emoções:
Facilita o desapego, por isso faz bem para os que têm sentimentos de ciúmes e domínio sobre outras pessoas.
Influência:
Desbloqueio por isso é útil para quem está limitado, ou não dá os passos necessários para buscar mudanças.
Desperta na alma o desejo de buscar uma verdade espiritual mais intensa e libertadora.
Concretização material:
Ajuda a ter menos interesse ou dar menos importância a dinheiro e às conquistas materiais
Vivendo com mais intensidade o que é espiritual.
Quem necessita:
 Quem está sem interesse por melhoras materiais
Está insatisfeito interiormente
Não olha direito antes de dar passos importantes
Pode ter tido uma queda
Sente medo de se arriscar
Aprecia a rotina
Não aceita a rotina e as obrigações
É visionário
Irresponsável
Descuidado
Não se importa com seus atos afetam os outros.
Alterações que podem alcançar.
Bem direcionado
Responsável
Idealista
Inovador
Capaz de dar conta da rotina e das obrigações
Assume encargos com prazer
Reflete antes de agir
Considera o bem estar dos semelhantes.


Atividade Expressivas:
Fazer uma mandala de terra ou areia.

Bibliografia:
Lundy, Miranda, sacred geometry, 1a ed. Wooden Books ltda. London 1998
Lawrence, Shirley Numerology 1a ed. Newcastle publishing north Hollywood
Foravanti, celina A cura pelos fluídos, ed. Pensamento.SP.


Meditação:

reúna-se em círculo, se puder assentado no solo u no assoalho, com as pernas cruzadas se possível. Respire profundamente algumas vezes inalando o que for negativo, transmutando-o dentro de você e depois exalando o que for positivo e purificado. Depois feche os olhos. Visualize que você está no centro da Terra e visualize o núcleo gigante de cristal octaedro.
Quatro faces do cristal têm a terminação em ponta na direção do eixo polar Norte. As outras quatro se reúnem num ponto alinhado com o eixo polar Sul. Em volta do cristal octaedro gigante está a membrana interior da Terra, como um tambor ressoando na superfície da parte externa da Terra. A metade do Norte do cristal tem duas faces vermelhas e duas brancas; a metade do Sul tem duas faces azuis e duas amarelas.
Agora você entra no cristal. No centro deste cristal gigante há
um ponto intensamente fulgurante de luz branca. Uma coluna ou eixo etérico de luz se estende de Norte a Sul, do ponto central fulgurante, pelas extremidades do octaedro indo para os pólos Norte e Sul no exterior da Terra.
Ao redor desse eixo vertical etérico magnético de luz há
dois tubos de fluxos entrelaçados pelos quais a energia plasmática
passa continuamente. Movendo-se em espiral em torno de cada um, como duas hastes de DNA, os tubos de fluxo têm a cor azul e vermelha. Eles emitem plasma  íons carregados eletricamente ? para
o ponto fulgurante no centro da Terra.
Em seqüência, ao redor do lado do eixo Norte dessa coluna de
luz, com os dois tubos de fluxos entrelaçados, está o átomo
de tempo vermelho. Ao redor do eixo Sul de luz está o átomo
de tempo azul. Os átomos polares de tempo vermelho e azul giram
em direções opostas: o átomo de tempo vermelho do lado Norte gira na direção horária e o átomo de tempo azul do lado Sul na direção anti-horária.
Os átomos de tempo consistem de sete pontos: um ponto central,
dois pontos em cada extremidade do eixo vertical, e dois pontos cada ?
quatro pontos no total ? eqüidistantes de cada um em cada lado
do eixo central. Os seis pontos exteriores dos átomos de tempo
têm quase o formato hexagonal, de uma figura de seis lados.
O plano gravitacional do cristal octaedro emana horizontalmente do centro
luminoso fulgurante do cristal, estendendo-se para os quatro pontos que marcam as bordas do cristal onde se encontram as quatro faces do lado Norte e as quatro faces do lado Sul. O plano gravitacional que conecta estes quatro pontos é como a base de duas pirâmides ?
uma pirâmide se estende dessa base com quatro faces para o ponto
Norte do octaedro e as outras quatro faces para o ponto Sul.
Ao longo desse plano gravitacional, estão mais dois átomos de tempo,
exatamente em oposição um ao outro: um branco e outro amarelo.
Estes dois átomos de tempo gravitacionais têm exatamente
a mesma construção dos átomos de tempo polares, vermelho
e azul, exceto que os seus dois pontos axiais estão alinhados com
o plano gravitacional, margeando os seus lados como estavam e perpendicular aos átomos de tempo polares. Estes átomos de tempo branco e amarelo giram como rodas de pá fazendo um movimento lento circular anti-horário, da direita para a esquerda, ao redor do ponto central da luminosidade fulgurante.
Uma vez que você tiver visualizado o núcleo de cristal octaedro
da Terra com as suas oito faces, os quatro átomos de tempo, a coluna
etérica de luz e os dois tubos de fluxo, então visualize
que do centro do cristal uma corrente de luz multicolorida preenchida
de plasma se projeta para ambas direções dos dois pólos
da Terra. Agora você se dirigiu do centro da Terra para um ponto
fora no espaço de onde você vê toda a Terra. Enquanto
você ainda pode ver o cristal octaedro no centro da Terra nos pólos
Norte e Sul a corrente de luz se projeta para fora para se tornar uma
grande e dupla ponte de arco-íris ? o alternador do dia e
o alternador da noite do campo magnético da Terra que se faz visível.
Duas correntes de arco-íris conectam os pólos Norte e Sul
da Terra, exatamente a 180º graus distantes uma da outra. À
medida que a Terra gira lentamente ao redor do seu eixo, esta ponte de arco-íris se mantém firme, constante e imóvel.
Quando você completar esta visualização tome toda
a Terra girando sob a ponte de arco-íris e coloque-a no seu coração.
Imagine as duas correntes de luz se projetando, pela sua coluna vertebral,acima de sua cabeça e abaixo de seus pés. Agora elas formam uma ponte de arco-íris semelhante, ao redor do seu corpo, alinhando a sua aura. Agora a Terra e você são um. A Ponte de Arco-Íris da Paz Mundial é real. Existe uma ciência atrás de
tudo isso. O que existe primeiro na imaginação, sendo visualizado
por um número suficiente de pessoas, numa onda telepática
de amor, no devido tempo se tornará realidade.

CONTATOS

Tels.: 3816-1137 • 3816-3780 • 3814-9396 • 9-9999-0506
wilma.nubiato@yahoo.com.br

COMO CHEGAR

Rua Paulistânia, 593 - Sumarezinho - São Paulo

MENSAGENS

Preencha o formulário abaixo e envie-nos sua mensagem

Psicovia Terapia do Ser - 2016 - Todos os direitos reservados. -

Desenvolvimento