Psicologia Positiva - Professora Sofia Bauer.
Aluna: Wilma Antonia Nubiato

Psicologia Positiva: Arte Terapia, Coaching  e Mandalas trabalho realizado com a turma do Curso de Hipnoterapia Regressiva-TVP

Atividade Expressiva: Mapa da Alma - 24-08-2014

Martin Seligman é um dos expoentes de uma nova abordagem da psicologia, chamada Psicologia Positiva.

Mas o que é psicologia positiva?

Os três pontos abaixo resumem, de forma clara e breve, os objetivos principais:
1) A psicologia deve se preocupar tanto com os pontos fortes sorte humano quanto com suas fraquezas;
2) A psicologia deve se preocupar em desenvolver os pontos fortes tanto quando consertar os danos;
3) A psicologia deve se interessar pelas melhores coisas da vida e se dedicar a fazer a vida das pessoas mais gratificante.

Tal Ben-Sahar
Mudanças na vida pessoal a partir de questionamentos:
- Por que estou tão triste?
- Como posso ficar mais feliz?

Tal Ben-Sahar percebeu que ficou muito mais feliz ao se graduar como psicólogo, ao fazer o que realmente importava para ele. Assim decidiu ensinar tudo que aprendeu…
Pois aí encontra-se a resposta para o sucesso da PP: Seu sucesso não era o tamanho do seu interlocutor, mas sim, o IMPACTO DO SEU CONTEÚDO na vida das pessoas

A PP traz o rigor das pesquisas acadêmicas, unindo-a ao movimento de autoajuda e sua leitura simples!
 Isto explica a popularidade da Psicologia Positiva, seja nas organizações, no nível pessoal, na educação ou nacional!
Onde a ciência que faz sucesso pode ser aplicada?
Pense: como você pode aplicar esta PP no seu meio, na sua casa, no seu trabalho, na sua escola, em sua comunidade?

Ela fala sobre FOCAR NO QUE FUNCIONA!
Até o ano de 2000 havia um trabalho de alegria/otimismo para cada 21 trabalhos sobre ansiedade, depressão, etc, 21:1 negativos para positivos.

Primeira pergunta que o terapeuta faz: O que está errado com você? Qual é o seu problema?
A PP pergunta: O que funciona na sua vida? O que vai bem em sua vida?
Perguntas que ajudam a ver as qualidades e forças de cada um.
Seligman diz: “O objetivo da PP é catalizar a mudança na psicologia em reparar as coisas que estão erradas na vida, mas também em construir as melhores qualidades na vida

O objetivo da Psicologia Positiva é catalisar a mudança na psicologia, de
uma preocupação única em reparar o que está errado na vida para a
construir as melhores qualidades na vida. Martin Seligman
PP não é ignorar o que não funciona!

É também não ignorar o que FUNCIONA BEM!
Devemos ver a dor, o sofrimento, a raiva o medo…assim como a alegria, as coisas boas também!
As perguntas certas devem ser feitas.

A importância das perguntas certas.
O que funciona em sua vida? O que você faz bem? Se você muda o foco das perguntas, muda a realidade!
Vamos lá aprender a mudar o nosso foco de perguntas e ver o que funciona???
Nas empresas e organizações se você perguntar quais são as coisas que devem ser focadas para se ter sucesso: forças ou fraquezas?

A maioria responde que deve-se focar nas fraquezas!
O certo é ver e focar o que as pessoas têm de bom!
Ver as qualidades de cada um!
Precisamos ver o que funciona neste mundo, porque estamos vendo apenas o que não funciona!
Questões criam realidades!

Precisamos também ver o que funciona com perguntas
sobre isto!
Questões fazem a diferença…

Arte Terapia
Acreditamos que a arte seja a linguagem da alma e do coração. Não há espelho melhor daquilo que acontece dentro de nos.

A arte e espontânea e genuína.
Ela comunica o que por vezes não podemos ou não sabemos dizer de outra forma (...).
 A energia antes investida para conter emoções pode ser dirigida para a saúde e para a harmonização da vida (JEZLER; CHIESA, 2005,p. 216).

Jung considerava que os produtos artísticos refletiam o conteúdo simbólico do inconsciente individual ou do inconsciente coletivo.

Em seus atendimentos a arte era usada como elemento de cura, uma vez que adotava a crença de que por meio dela o homem poderia expressar os seus conflitos e organizar seu caos interior.
O contato do homem com sua própria capacidade criativa e descrito por Zinker (2007) na obra Processo criativo em gestalt-terapia:

A criatividade representa a ruptura dos limites, a afirmação da vida alem da vida – a vida se encaminhando para algo alem de si própria (...). Por fim, a criatividade e um ato de coragem que diz: estou disposto a me arriscar ao ridículo e ao fracasso para experienciar este dia como uma novidade, como algo inédito.
A pessoa que ousa criar, romper limites, não apenas participa de um milagre como também percebe que, em seu processo de ser, ela e um milagre (p.16).

De acordo com Hillman (1995), “uma imagem não é aquilo que se vê mas a maneira como se vê.” (p.28). Cada pessoa só pode ver o mundo com seus próprios olhos, com seus desejos, seus sentimentos, enfim com sua forma particular de ser.

O que significa que cada ser humano vê com os olhos de suas imagens internas.
O individuo, ao construir sua história, vai construindo suas imagens internas particulares.
As experiências vividas vão constelando os arquétipos correspondentes a essa experienciação.
Assim, é que sua história pessoal (individual) vai se ligando ao coletivo, a possível causa e a possível origem das impressões internas podem até ser
identificadas, mas o mais importante é a tomada de consciência pela pessoa de que seu funcionamento necessita ser modificado por não estar favorecendo o desenvolvimento e/ou o surgimento de suas potencialidades.

Portanto, o importante é buscar a integração da pessoa em sua totalidade, e o que possa movimentar seus conteúdos emocionais para que possa ocorrer uma expansão de sua consciência e consequente mudança diante da vida.

A Arte, no dizer de Liomar Andrade, “permite ao homem expressar e ao mesmo tempo perceber os significados atribuídos à sua vida, na sua eterna busca de um tênue equilíbrio com o meio circundante. Manifesta uma relação do homem com o mundo.” (ANDRADE, 2000, p.13).
A Arteterapia, assinala Ciornai (1994), “tem neste fazer em si potencialmente revelar,iluminar e transformar, um de seus fundamentos básicos.” (p.40-41).

De acordo com Philippini (2004), uma maneira de conceituar Arteterapia, dentre várias outras, é considerá-la um processo terapêutico que decorre da utilização de recursos expressivos bem diversos para auxiliar os indivíduos a contatarem conteúdos inconscientes da psique.
Esse contato possibilita o indivíduo, através de formas de suas criações – produção simbólica, a resgatar, desbloquear e fortalecer seus potenciais criativos.

Ao mesmo tempo em que permite, de maneira gradual, atribuir significado às informações oriundas de níveis profundos da psique e assim, aos poucos, serem apreendidas pela consciência.
No contexto arteterapêutico, a palavra Arte referencia o processo expressivo da
maneira mais abrangente que se possa imaginar.
Não há uma preocupação com a estética ou com a técnica em si, o que se privilegia é a possibilidade de livre expressão e comunicação.

O que se busca é a manifestação da alma e a ampliação das possibilidades criativas. Portanto, o foco está no processo, não no produto.
Conforme coloca Philippini (2004), é preciso “lembrar que no contexto Arte Terapêutico, Arte é entendida como

Processo Expressivo, da forma mais ampla que se puder concebê-lo.” (p.13).
A Arterapia, segundo o texto recentemente atualizado pela American association of Art Therapy (Associação Americana de Arteterapia) baseia-se na crença de que o processo criativo envolvido na atividade artística e terapêutica é enriquecedor da qualidade de vida de pessoas.
Para Jung, cada indivíduo é orientado por símbolos, que se originam do Self, em todo o percurso de sua vida.

Os símbolos são os orientadores, como bússolas, durante todo o percurso desse caminho terapêutico.
A palavra símbolo teve origem entre os gregos. Seu uso era empregado quando dividiam entre si duas metades de uma tabuinha como compromisso de hospitalidade.
Paulatinamente, passou a ser utilizada para representar aquilo que, por um princípio de analogia ou acordo geral, substitui outra coisa, mas que vai além de seu significado específico conforme afirma Jung (1997):

O que chamamos símbolo é um termo, um nome ou mesmo uma imagem que nos pode ser familiar na vida diária, embora possua conotações especiais
além do seu significado evidente e convencional. Implica alguma coisa vaga,
desconhecida para nós. (p.20).

O que leva a dizer que o símbolo se assemelha ao original, mas não é idêntico a esse original.
Portanto, se por um lado o símbolo é acessível ao racional, por outro ele foge à compreensão humana “para vir fazer vibrar cordas ocultas no inconsciente.” (SILVEIRA, 1974, p.80).

O símbolo é uma forma onde consciente e inconsciente se aproximam, exercendo uma forma mediadora, favorecendo a passagem entre o conhecido e o desconhecido, entre o manifesto e o latente. Então, os símbolos são forças unificadoras.
Por ser unificador, o símbolo exerce uma função terapêutica. Ele é sentido como a presença de uma energia física e psíquica que fecunda, cria e alimenta; é como se exercesse a função de transformador de energia psíquica.

Por isso, em Arteterapia, a produção simbólica é o método de desenvolvimento utilizado para revelar a mensagem importante nela contida.
Conforme diz Silveira (1974), os símbolos têm vida. Atuam. Alcançam dimensões que o conhecimento racional não pode atingir. Transmitem intuições altamente estimulantes prenunciadoras de fenômenos ainda desconhecidos.

Mandala
Uma mandala representa o universo. No seu interior se abrigam as forças da natureza representadas num simbolismos perfeito.
Cada mandala cria um campo de poder, um espaço sagrado onde essas energias se instalam.

As mandalas são símbolos ancestrais que possuem um campo energético de muita força. Por serem desenhos sagrados, as modificações energéticas e espirituais trazidas pelas mandalas são dirigidas por uma força superior ao nosso entendimento.( fioravanti)
Sobre a mandala Jung escreveu:

O fato de que imagens desse tipo tenham sob certas circunstancias um considerável efeito terapêutico em seus autores é empiricamente provado e também prontamente compreensível, visto que em geral elas representam tentativas muito audaciosas de ver e juntar opostos aparentemente irreconciliáveis e de superar rupturas aparentemente irremediáveis.
Mesmo uma simples tentativa nesse sentido costuma produzir um efeito benéfico...(1973,5)

A mandala invoca a influência do self, o padrão de ordem e totalidade, a teia de vida, que nos mantém e nos sustenta.
Quando fazemos uma mandala, criamos nosso próprio espaço sagrado, um lugar de proteção, um foco para a concentração de nossas energias.
Ao expressar nossos conflitos interiores na forma simbólica da mandala, projetamo-los para fora de nós mesmos.

O simples ato de desenhar dentro do círculo pode fazer que experimentemos um sentido de unidade.
A palavra MANDALA vem do sânscrito de origem hindu, e quer dizer "círculo mágico" , um círculo de energia.
A Mandala é constituída por desenhos geométricos - basicamente círculos, quadrados e triângulos - que se inscrevem uns aos outros formando ou se entrelaçando a imagens simbólicas formando um grande círculo contendo várias imagens significativas.

A Mandala é a expressão visual do retorno à Unidade pela delimitação de um espaço - o espaço dentro do círculo - símbolo do "espaço sagrado".
A circunferência que delimita a Mandala tem como origem o próprio ponto central e limita esse espaço circular separando-o do restante do todo este espaço então é preenchido com várias imagens representativas das mais variadas ligações simbólicas, resultando numa representação gráfica da relação dinâmica entre o Homem e o Cosmo

As Mandalas simbolizam o fator essencial de toda Existência: a organização. São a expressão da passagem da confusão à ordem, do caos ao Cosmos.

A expressão mandala provém de uma palavra da língua sânscrita, falada na Índia antiga, e significa, literalmente, um círculo, ainda que também (como composto de manda = essência e la = conteúdo) seja entendida como “o que contém a essência” ou “ a esfera da essência” ou ainda “o círculo da essência”.

Coaching
Coaching é uma metodologia conversacional, um diálogo estruturado para estimular a capacidade de reflexão e autoconhecimento das pessoas. Sua estrutura essencial é formada por sequencias de perguntas que incentivam a pessoa a acessar seus "recursos interiores" e rever suas crenças e conceitos; buscam criar um ambiente favorável para insights e a ampliação da consciência da pessoa sobre si mesma e as questões que a preocupam, de maneira que ela se torne capaz de acessar informações que não estavam disponíveis antes .

O Coaching promove um intenso processo de autoconhecimento em que o consegue entender melhor os processos pela qual está passando e as mudanças que deseja realizar em sua vida.
Foco desenvolver novas estratégias para lidar com as demandas da vida pessoal, é capacidade intrapessoal, que indica o potencial que uma pessoa possui de compreender a si mesma e de apreciar os próprios sentimentos, medos e motivações; em outras palavras, sua capacidade de autoconhecimento e auto-avaliação.

Busque em seu coração na sua alma o que são :
Visão
Valores
Missão


Escolha das figuras que compartilham com sua visão de mundo atual, com seus valores e com sua missão.
Valores têm relação com ética, moral, espiritualidade; são as ideias que constituem a base de sua concepção de vida e que ele usa para nortear seu modo de viver. É importante que ele busque profundamente dentro de si
O que meus valores podem fazer por mim?

Os valores formam uma base para que encontremos o melhor caminho para seguir nossa missão. Quando temos valores bem sólidos tomar decisões, definir metas, desenvolver as competências certas para cada função se torna um processo muito mais fácil.

Visão
O Primeiro processo é a sua visão de futuro, O que você mais deseja em seu futuro e a forma como isso influência você hoje.
O Segundo processo indica como você gostaria de ser visto pelas pessoas ao seu redor, que tipo de sentimentos e reações você espera, e como isso pode lhe ajudar a alcançar seus objetivos de vida.

Qual a importância de eu ter uma missão?
Quando temos uma missão de vida, temos um horizonte para onde olhar e para onde podemos nos direcionar em todos os afazeres de nossa vida. Pessoas com uma missão se tornaram ícones perante seus semelhantes, e deixaram sua marca mesmo após sua despedida deste mundo. Podemos citar muitos exemplos de pessoas que tinham uma missão, e que viveram suas vidas baseado em seus valores
Esperamos que vocês quebrem as regras, mas elas são as suas regras e elas não estão erradas.
Elas são simplesmente suas, assim tudo o que pedimos que façam é que se tornem conscientes delas, pois elas têm moldado as suas vidas, mais do que possam ter conhecimento.
Conscientizem-se destas regras e do que esperam delas
Vocês estão descobrindo que são criadores em muitos níveis que nunca compreenderam antes
O que veem é, em muitos sentidos, o seu próprio e maravilhoso reflexo.

Interiorizassem e observassem as energias instáveis ou discordantes e então aproveita cada oportunidade para começar a observar as origens destas, atrito de energias das minhas expectativas não foram cumpridas

Quais?  O que eu estava esperando que não aconteceu, e como isto se encaixa em meu sistema de crenças?
Vocês sabem o que acontece quando um criador examina os seus sistemas de crenças?

Eles começam a criar em todos os novos níveis como criadores conscientes.
Vocês terão que fazer alguns ajustes em seus sistemas de crenças e regras, sobre como isto será realizado e como isto será

Dificuldades ou desafios
Tudo isto tem a ver com a sua própria história
Não tentem julgá-la como a um livro que leram que foi escrito por outra pessoa.
Não importa o que tiveram em seu caminho, se era ou não sua missão.
Vocês escolhem o seu espaço no mundo, de acordo com a sua confiança e quem acham que verdadeiramente são.

Examinem os seus sistemas de crenças
Começam a avançar dando este próximo passo eles serão imensos para todos e cada um de vocês

Vocês o estão fazendo aqui, o que significa grandes mudanças para muitos de vocês, além do que mesmo que não  entendam este momento.

O medo é frequentemente o resultado quando a verdade está a frente de si mesmo
Em primeiro lugar, nós lhes pedimos que deixem de pensar e comecem a sentir.
Retornem ao seu eu infantil e deixem que as expectativas da criança determinem o que vocês veem
Seu poder como uma criança é muito maior do que como um adulto.
Isto tem a ver com os seus próprios sistemas de crenças, bloqueando o seu poder, mas isto pode mudar agora.
Pratique aceitação e permissão.
Será possível soltar as velhas ilusões para, com as mãos livres, agarrar as percepções renovadoras que surgem a cada momento?

Análise das mandalas:

Mapa da Alma- Missão, Valores, Visão.

PROPOSITO DE VIDA

MISSÃO:
Por que estamos vivos aqui nesse planeta? O propósito de vida é uma lembrança de quem somos e do impacto que causamos no universo. Isso faz com que a vida seja completa e feliz.

VALORES:
São nossas crenças. Aquilo em que acreditamos e que nos faz agir como agimos. Herdamos dos nossos Ancestrais.

VISÃO:
Imagens mentais que nos inspiram a agir e a tornar nossos sonhos realidade. Visão nos dá direção e criar significado na vida.

PERGUNTAS REFLEXÃO SOBRE A MISSÃO
Propósito de Vida, esta ligado a MISSÃO E A PROFISSÃO:
O que está incompleto em sua vida?
O que Você Gostaria de aprender?
O que Você faria se tudo fosse possível?
O que Você faria se tivesse só 6 meses de Vida?
O que seus familiares, amigos Diriam sobre Você na sua Morte?

REFLEXÃO SOBRE VALORES E CRENÇAS
Identifique os VALORES E CRENÇAS que movem a sua vida. Necessário alinhar os VALORES com nossos
ANCESTRAIS: Exemplos de Alguns Valores para Alinhamento: Honestidade; Integridade; Dignidade; Liberdade; Coragem; Entre Outros

REFLEXÃO SOBRE A VISÃO
A VISÃO tem haver com direção na vida.
Para tanto: Precisamos alinhar os valores que trazemos no DNA e CULTURA dos nossos ancestrais para tomar a direção certa e realizar nossa missão na vida


MISSÃO – VALORES – VISÃO

QUAL É A SUA MISSÃO DE VIDA?
O que é mais importante? O que deseja ser? Em que acredita? Se você ainda não sabe responder a todas essas perguntas, Reflita e descubra para que veio a este mundo e qual é a sua missão. Isso fará toda a diferença em sua vida!

Poucos setores da vida das pessoas e das empresas são tão subavaliados quanto o tripé básico formado por missão, valores e visão.
Nesse trabalho, fica muito clara a importância do autoconhecimento como passo inicial da jornada do desenvolvimento pessoal. Não adianta tentar pular essa etapa. Somente quem se conhece pode traçar um plano eficaz de autodesenvolvimento. Cada pessoa tem os seus pontos fortes e os seus pontos fracos. De nada vale desenvolver competências sociais como empatia e comunicação sem saber suas necessidades individuais.

Cada um possui as suas.
Somente depois desse passo é possível executar o autogerenciamento e os demais. Afinal, uma das partes mais importantes do autogerenciamento é o cumprimento do seu plano de desenvolvimento pessoal, traçado na fase do autoconhecimento.

A implementação desse plano é que vai gerar a motivação necessária para se atingir objetivos. E é aí que entra o nosso tripé básico. Conhecer-se bem significa saber primeiramente qual é a nossa missão de vida, nossos valores mais importantes e também nossa visão de futuro ou seja direção

Diante da minha mandala posso refletir o que cada símbolo está trazendo e o seu significado e podemos perguntar a nos mesmos é só lista abaixo o que cada item significa na sua vida.
- Pontos fracos e fortes;
- Autoconfiança;
- Autocontrole;
- Integridade;
- Responsabilidade;
- Adaptabilidade;
- Inovação;
- Força;
- Comprometimentos;
- Iniciativa;
- Otimismo.

Empatia (que gera) as Habilidades Sociais:
- Entender os outros;
- Desenvolver habilidades nos outros;
- Orientar-se a serviços;
- Usar a diversidade;
- Conhecer a política;
- Influenciar;
- Comunicar;
- Gerenciar conflitos;
- Catalisar mudanças;
- Colaborar;
- Trabalhar em equipe

POR QUE ISSO É TÃO PODEROSO?
A resposta a essa questão fica fácil quando estudamos o conceito de níveis neurológicos, desenvolvido por Robert Dilts, e muito usado na Programação Neurolinguística. Aqui, vale dizer que os níveis neurológicos são ambiente, comportamentos, capacidade, valores/crenças e identidade.
O ambiente se refere aos lugares em que vivemos e trabalhamos e pessoas com as quais convivemos. Pode ser encontrado fazendo-se as perguntas "onde?" e "quando?" Os comportamentos são as nossas ações no dia-a-dia e podem ser determinados questionando-se "o quê?" Já as capacidades são refletidas na forma como fazemos as coisas. A pergunta-chave nesse caso é "como?" Chegamos então ao nível de valores e crenças, que são os princípios que guiam nossas ações diárias. Aqui, a questão é óbvia: "Por quê?" No nível mais alto da pirâmide temos, então, o da identidade: "Quem é você como pai de família, como profissional, como líder da sua comunidade?"
Como podemos ver, a pirâmide atinge seu topo com os níveis mais decisivos.

CHEGA DE SER VÍTIMA!
Existem muitas pessoas que vivem a vida delas apenas no nível do ambiente. O que isso significa? Elas apenas reagem ao ambiente em que vivem. Tornam-se, portanto, vítimas dessesambientes. Essas pessoas passam o dia inteiro no trabalho reclamando da empresa e culpando-a por todos os seus problemas. Dizem frases do tipo: "Na minha empresa existem problemas que nenhuma outra tem. Você só vai acreditar se trabalhar aqui um dia. Por isso não consigo progredir nem realizar todo o meu potencial". Colocam toda a culpa no ambiente. Chega um dia em que mudam de empresa. Passam-se alguns meses de "lua-de-mel" e vem a grande surpresa: a nova empresa tem os mesmos problemas da anterior. Alguns até piores.
Não adianta nada você mudar de ambiente e levar você com você. Os problemas tendem a se repetir. Isso acontece sempre que trabalhamos somente no nível do ambiente. Mudanças apenas no ambiente podem ser respostas a problemas ocasionais, mas dificilmente atacam as causas. Por isso chamamos essas mudanças de remediativas. Elas apenas remediam o problema, mas dificilmente geram grandes mudanças.
O mesmo não é verdade nos níveis mais altos da pirâmide. Quando explicitamos nossos valores ou transformamos nossas crenças, essas mudanças vão causar impactos em nossas capacidades, comportamentos e alteram o ambiente por consequência. É o que chamamos de mudanças generativas, pois geram transformações em outros níveis.
Ao partir do princípio de que isso é verdade, onde podemos fazer mudanças que sejam realmente poderosas? No nível de identidade, que fica no topo da pirâmide. É o que chamamos de mudança evolutiva. E aí vem o mais importante. Quais são os componentes básicos do nível de identidade? Missão de vida e visão de futuro. E é por isso que esses dois itens são somados aos valores no tripé básico.

MISSÃO
Mahatma Gandhi: Deixar que a primeira ação todas as manhãs seja fazer a seguinte resolução para o dia: “Não temerei ninguém na terra. Temerei somente a Deus. Não terei maus sentimentos em relação a ninguém. Não me submeterei à injustiça por parte de ninguém. Conquistarei a inverdade com a verdade. E, ao resistir à inverdade, suportarei todo o sofrimento.”
Madre Tereza de Calcutá: Ter compaixão e misericórdia pelos moribundos.

O QUE É MISSÃO DE VIDA?
Que valores são esses? O que vem a ser visão de futuro? Como faço para descobrir isso? Comecemos pela missão de vida. Ela é a frase que responde à pergunta: "Por que estamos vivos aqui neste planeta?" O propósito de vida é uma lembrança de quem somos e do impacto que causamos no universo. Falo aqui sobre esse fator sem nenhuma conotação ou crença religiosa. Missão de vida é simplesmente aquilo que precisamos fazer para nos realizar como seres humanos completos. É o que nos inspira e motiva a fazer diferença em cada dia de nossa vida. Realizá-la faz com que a vida seja completa e feliz.

VALORES E CRENÇAS
Quais são os seus valores?
Ao responder a essas perguntas, você refletirá sobre seu propósito de vida e, consequentemente, o ajudará a descobrir a sua missão.
Descoberta a missão de vida, que, cá entre nós, não é um processo muito rápido, podemos partir para os valores e crenças, os princípios que guiam nossas ações e a nossa vida. Explicitá-los pode transformar nossa vida. O que é mais importante para você entre liberdade, felicidade, família, honestidade? Propósito de Vida –
Missão
Por que estamos vivos aqui neste planeta?
O propósito de vida é uma lembrança de quem somos e do impacto que causamos no universo.
Isso faz com que a vida seja completa e feliz.

VISÃO DO FUTURO
Chegamos então ao passo final: sua visão de futuro. São as imagens mentais que nos inspiram a agir e a tornar nossos sonhos realidade. Visão nos dá direção e pode criar objetivos de vida. Comece pensando no seu futuro daqui a dez anos. Onde você gostaria de estar vivendo? Onde gostaria de estar trabalhando? Com quem gostaria de estar vivendo e convivendo?
Crie um filme para a sua vida. Se você ainda não sabe exatamente onde deseja estar, comece a refletir sobre isso e crie essa visão. Faça de conta que você é um diretor de cinema e imagine um filme com uma vida maravilhosa na qual você é o ator principal. Uma visão inspiradora pode fazer toda a diferença no seu cotidiano. Sabendo onde se quer ir, podemos chegar mais rapidamente até lá. Se a sua visão de longo prazo está incongruente com as suas atitudes, essa é a hora de tomar uma atitude e mudar.
Muito bem. Agora o seu tripé está completo! Cheque se os três estão congruentes entre si. Se um deles for incompatível com qualquer um dos outros dois, você está preparando uma armadilha para você mesmo.
Mas se o tripé estiver harmonioso e for inspirador para você, corra para colocar em prática uma vida maravilhosa. Não tenha vergonha de ser diferente dos outros e não receie buscar uma vida extraordinária. Afinal, ela só existe para quem acredita nela. VOCÊ ACREDITA?!

Importância das Emoções
Sobrevivência: Nossas emoções foram desenvolvidas naturalmente através de milhões de anos de evolução. Como resultado, nossas emoções possuem o potencial de nos servir como um sofisticado e delicado sistema interno de orientação. Nossas emoções nos alertam quando as necessidades humanas naturais não são encontradas. Por exemplo, quando nos sentimos sós, nossa necessidade é encontrar outras pessoas. Quando nos sentimos receosos, nossa necessidade é por segurança. Quando nos sentimos rejeitados, nossa necessidade é por aceitação.
Tomadas de Decisão: Nossas emoções são uma fonte valiosa da informação. Nossas emoções nos ajudam a tomar decisões. Os estudos mostram que quando as conexões emocionais de uma pessoa estão danificadas no cérebro, ela não pode tomar nem mesmo as decisões simples. Por quê? Porque não sentirá nada sobre suas escolhas.

Ajuste de limites: Quando nos sentimos incomodados com o comportamento de uma pessoa, nossas emoções nos alertam. Se nós aprendermos a confiar em nossas emoções e sensações isto nos ajudará a ajustar nossos limites que são necessários para proteger nossa saúde física e mental.

Comunicação: Nossas emoções ajudam-nos a comunicar com os outros. Nossas expressões faciais, por exemplo, podem demonstrar uma grande quantidade de emoções. Com o olhar, podemos sinalizar que precisamos de ajuda. Se formos também verbalmente hábeis, juntamente com nossas expressões teremos uma possibilidade maior de melhor expressar nossas emoções. Também é necessário que nós sejamos eficazes para escutar e entender os problemas dos outros.

União: Nossas emoções são talvez a maior fonte potencial capaz de unir todos os membros da espécie humana. Claramente, as diferenças religiosas, cultural e política não permitem isto, apesar das emoções serem "universais".Resiliência: A resiliência é um conceito psicológico emprestado da física, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. - sem entrar em surto psicológico. No entanto, Job(2003), que estudou a resiliência em organizações, argumenta que a resiliência se trata de uma tomada de decisão quando alguém se depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer. Essas decisões propiciam forças na pessoa para enfrentar a adversidade. Assim entendido, pode-se considerar que a resiliência é uma combinação de fatores que propiciam ao ser humano condições para enfrentar e superar problemas e adversidades
Saber agir com clareza, visualizar um futuro mais positivo e perceber que todos os problemas já vêm com as soluções, nos faz caminhar rumo à felicidade plena. Lembre-se que a felicidade é um modo, um estilo de conduzir a vida.
Levantar-se após um tropeço faz parte em qualquer fase da vida, não só na infância ou na adolescência, pois somos eternas crianças quando se trata de aprendizado.

Portanto, vamos erguer a cabeça e superar as adversidades através das reflexões:

1. Primeiramente vamos analisar as suas reações. Lembre-se que você será lembrado pelas suas reações nos momentos de estresse:
- A sua reação diante do problema está contribuindo para a solução ou para causar mais problemas?

2. Controle e poder em suas mãos:
- Qual é a parte da adversidade que você tem controle?

3. Tenha um olhar sistêmico e conheça os envolvidos:
- Como você pode agir positivamente, dentro da parte que você possui o controle, sem se prejudicar ou prejudicar os outros?
- Quem mais pode te ajudar


4. Limite o problema:
- Quais são as suas ações para limitar a duração do problema e para que ele não afete as outras áreas da sua vida.

5. Aprenda e mantenha-se em constante crescimento:
- O que você pode aprender com esta adversidade?
- Este problema é uma oportunidade para que?
Sempre temos escolhas na vida. Talvez este seja um desses momentos. Portanto, aja com o coração, a alma e ações consistentes para que o seu presente seja mais leve e o seu futuro tenha mais brilho e energia.

Análise de algumas Mandalas

No consciente ligado ao elemento ar e pensamento, vemos a figura de dois olhos, como o olhar da águia tendo uma visão ampla e a confirmação do feminino apontando para esse olhos, e a figura no centro também do feminino tendo um olhar para o futuro como o carro na mesma direção, ligado ao elemento fogo, intuição, futuro, socialização e criatividade, no inconsciente ligado ao sentimento e ao elemento água o que está pronto para ser liberado como se já houvesse uma resignificação, está relacionado ao fogo e a cor branca. O fogo é aquele que queima, transforma, transmuta a cor branca.

A cor branca significa paz, pureza e limpeza. É também chamada de "cor da luz" porque reflete todas as cores do espectro. A cor branca reflete todos os raios luminosos proporcionando uma clareza total. A cor branca também simboliza a virtude e o amor a Deus. É uma cor que sugere libertação, que ilumina o lado espiritual e restabelece o equilíbrio interior.


Total de figuras 7

O número sete é visto como um número de grande espiritualidade. Representa os sete dias da semana e as sete cores do arco-íris. O 7 é o número da perfeição, integra os dois mundos e é considerado símbolo da totalidade do Universo em transformação. Este número está associado a espiritualidade, a pesquisa, a introspecção, ao ocultismo. O que pensa. Palavra chave: análise, investigação, lógica e misticismo, reflexão.
O sete relaciona-se com a sabedoria, reflexão, busca de outras respostas além daquelas oferecidas, meditação, descanso, paz interior.

Este número caracteriza pessoas espirituais, intelectuais, idealistas, estudiosas, contínua busca pelo conhecimento científico, inteligentes e criativas. Contudo, também são muito reservadas, sarcásticas, inflexíveis, caladas e irritadiças. São sábios, pensam profundamente nas coisas e se interessam muito por assuntos místicos. Aparentemente fria e calculista a pessoa de personalidade 7 é na verdade super exigente com ela mesma e com o próximo. Procura sempre executar suas tarefas de forma impecável. Tem natureza intelectual, facilidade para aprender, gosto pelo estudo. Pensadora, observadora, sempre atenta a tudo o que acontece.

Tem uma vida interior muito rica, preza o silêncio e a quietude. Trabalha mais para o bem dos outros que para o próprio. É uma pessoa grandiosa, que é atraída por grandes negócios. Mas é um pouco avarenta e extravagante. Pode ficar um bom tempo sozinha,concentrada. Gosta de um ambiente arrumado, fugindo do barulho e da agitação. Ama a natureza e os animais. Normalmente obediente e educada, tem incrível sensibilidade para distinguir o certo do errado, e se ressente demais com as injustiças. É uma perfeccionista, defensora do respeito e da privacidade

Geralmente solitária, ela se isola e precisa de muito tempo para realmente se entregar a qualquer tipo de relacionamento pois prefere este isolamento.

Dica:Não estimule, mas respeite sua necessidade de ficar só. E não tente desvendar seus segredos.

Características positivas: sabedoria, tranquilidade, introspecção, intuição, poder de análise, meticulosidade, lógica, profundidade, perfeccionismo, autocontrole e investigação .

Características negativas: desligamento, melancolia, solidão, perda do sentido da vida, falta de objetivos, auto-crítica, excesso de exigência, reclusão

Missão a cumprir:refletir, buscando o saber dentro de si.
Escada que sugere projetos futuros. A simbologia da escada está profundamente ligada à intermediação
entre o Céu e a Terra, à ascensão e à evolução de natureza espiritual. Os seus degraus são as várias etapas
a ultrapassar para se atingir o divino, associadas a metais diferentes ou a vários tipos de exercícios espirituais
ou a provas de iniciação esotérica.
Sinônimo de verticalidade, reatando uma harmonia que foi quebrada pela separação na gênese do mundo, a escada é um meio ou instrumento de evolução pessoal e de ascensão espiritual.

Escada. Os diferentes aspectos do simbolismo da escada estão todos ligados ao problema das relações entre o céu e a terra.

A escada é o símbolo por excelência da ascensão e da valorização, ligando-se à simbólica da verticalidade. Mas ela indica uma ascensão gradual e uma via de comunicação em sentido duplo entre diferentes níveis. Quando se trata de valor, observou Bachelard, todo progresso é concebido como uma subida; toda elevação se descreve por uma curva que vai de baixo para cima. A verticalidade seria a linha do qualitativo e da elevação; a horizontalidade, a linha do quantitativo e da superfície. A altura seria a dimensão de um ser visto do exterior.
Na arte, a escada aparece como o suporte imaginário da ascensão espiritual.

Ela é também o símbolo das permutas e das idas e vindas entre o céu e a terra. (1)
(1) CHEVALIER, J. e GHEERBRANT, A. Dicionário de Símbolos (mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números). 12. ed., Rio de Janeiro, José Olympio, 1998.

A escolha do circulo branco remete ao chacra coronário SÉTIMO CHAKRA – CORONÁRIO (SAHASRATA) Sahasrara: Coronário (7º)
Localização – coroa ou coronário, parte superior central da cabeça, centros cerebrais mais elevados, localizado no topo da cabeça.
Cor – Branca, violeta, dourada, límpido.
Características – Equilíbrio e iluminação, favorece a clareza em geral, compreende todo o espectro das cores, fortalece o corpo e a mente como um todo, realização total, consciência plena, total sintonia com as energias cósmicas, perfeita plenitude, espiritualização e iluminação, unidade com Deus, paz e sabedoria.
Área física – cérebro, sistema nervoso, glândula pineal, cegueira, caspa, enxaqueca, aliviar tensão, relaxar.
Pedras – Quartzo branco, cristais de quartzo, pérola, calcita, ametista, quartzo branco ou fumê rutilados – o branco diretamente sobre o chakra e o fumê deve ser colocado no ambiente ou na mão, sempre abaixo da cintura. Trabalhar em conjunto com as cores amarela, laranja, preta ou fumê, diamante, selenita, topázio verde, heliodoro.
Aroma – Lótus e Mirra.

A cor do círculo nos remete ao chacra- Chakra Swadhisthana: Umbilical ou esplênico, sacro ou baço (2º) / Sacrum (sacro) – Localização: abaixo do umbigo (órgão genital e base da barriga). Cor: laranja.

SEGUNDO CHAKRA – UMBILICAL ou ESPLÊNICO (SUADHISHTHANA)
Localização – Aproximadamente três dedos abaixo do umbigo, cavidade pélvica, pontos da virilha, intestinos, rins, baço, fígado, à esquerda do abdômem, abaixo da décima costela.
Cor – laranja, vermelho, pode ser usado multicolorido com predominância do amarelo.
Características – Reduz a depressão, fortalece a autoconfiança, reequilibra a área renal, intestinal e sexual, capacidade de fazer amigos, estabelecer relações emocionais, modo de encarar o cotidiano, liberação da criatividade através da emoção, herança familiar na expressão emocional, sexualidade, alta procriação da alma. Enfatiza a energia sexual. Ajuda a integrar o sexual com o espiritual durante o sexo.
Área física – pele, glândulas mamárias, ovários, rins, próstata, testículos, órgãos reprodutores.
Sintomas da falta do laranja – cólicas de intestino ou rins, intestino preso ou solto.
Pedras – Ágata, calcita laranja, quartzo laranja, citrino marrom ou dourado, âmbar, rubi, granada, cornalina.
Planeta – Plutão, Marte.
Signo – Áries, Escorpião.
Aroma – Sândalo.


Total de figura 8

Este número representa a vitória e a prosperidade. Representa também o poder e a boa administração do dinheiro. Palavra chave: Poder, responsabilidade, riqueza material, reconhecimento. Depois de encontrar respostas, é hora de colocar em movimento. Busca o poder, o prestígio, o lado material da vida. Movido por uma ambição legítima, torna-se um guerreiro, lutador, um perseverante, baseado no senso ético, na justiça, busca a vitória pessoal através do enriquecimento. É o início de uma nova vida, a regeneração, o renascimento, a renovação.

Este número caracteriza pessoas habilidosas, trabalhadoras, decididas, ótimas gestoras, fazem qualquer sacrifício pelo que acreditam, desejam alcançar reconhecimento, auto-suficientes, firmes, exigentes e ambiciosas. Contudo, também são frias, têm grande dificuldade em demonstrar os sentimentos, materialistas, impacientes e excessivamente ambiciosas. É um número prático e pertencem as pessoas sucedidas e organizadoras que se dão bem em negócios. São pessoas que trabalham duro em ambos os aspectos: material e espiritual. Com uma auto-confiança que beira a arrogância a pessoa de personalidade 8 não costuma decepcionar os amigos.

Muito disciplinada, sua aparência transmite sucesso e prestígio, que vêm graças ao grande espírito de competição e capacidade de liderança. Inteligente, dominadora, logo estará comandando a vida da casa. Esperta, hábil, vai descobrir o jeito de impor suas idéias. E não admite ser contrariada. Simplesmente não escuta um não. Desde pequena, mostra que tem iniciativa e objetividade. Mas, antes de contar com a sorte, deve se empenhar para conseguir o que deseja. Impetuosa, tem dificuldade em cumprir uma meta de cada vez.
É paciente, intuitiva e misteriosa. Gosta de ler, tem poucos amigos, mas muito bem escolhidos. É um pouco melancólica.

Capacidade de comando e liderança. No trabalho critica quando acha necessário e elogia na mesma moeda .
O talento para empreendedor vai se firmar,quando pode alcançar sucesso financeiro. Se optar pela área cultural, será em um cargo administrativo.Adora desafios e por isso é fascinado por relações complicadas.
É sexualmente agressiva e segura de si.

Dica:Elogie sua capacidade de tomar decisões. E não seja autoritária, mas sempre diplomata.

Características positivas: poder, eficiência, prestígio, liderança, organização, sucesso, riqueza, perspicácia, saber, compreensão, autoridade, justiça, perseverança, auto-confiança e verdade

Características negativas: ambição excessiva, sede pelo poder, materialismo desenfreado, intolerância, arrogância, autoritarismo, teimosia, impaciência e desonestidade.

Missão a cumprir:Usar corretamente o dinheiro e o poder, pautado no senso de justiça. Não negligenciar o dinheiro e as coisas materiais.
No passado temos uma figura que pode sugerir nossa ancestralidade, atividade do passado.
A bicicleta é a direção algo que está no futuro. Consciente, projeto, futuros, só que preciso aprender a andar. Ter a direção. Coloca na direção um circulo Na simbologia das formas, o círculo é associado ao ponto e ambos podem ser considerados como sinais supremos de perfeição, união e plenitude. O ponto simboliza o centro e a divindade. O círculo é também sinônimo de movimento, expansão e tempo. Representa ainda o céu, o firmamento e a ordem cósmica na astrologia.

O ponto e o círculo simbolizam o início do Universo, a perfeição espiritual, a união dos elementos, a energia e a plenitude do ser completo. O círculo é também um símbolo de movimento, como a roda e as habitações de todos os povos nómadas que dispunham os seus acampamentos também em forma de circulo protetor. Representa ainda a atividade e os movimentos cíclicos dos planetas representados nos horóscopos e no Zodíaco, à volta do Sol. É a mesa redonda à volta da qual se reúnem os Cavaleiros da Távola Redonda e é a forma do paraíso e do ovo primordial. As mandalas orientais são símbolos mágicos e espirituais em forma de círculo. A arquitetura muçulmana e romana utilizavam o arco, que é uma secção do círculo, e que simboliza o céu e o divino. O arco é também um símbolo de elevação e de triunfo. O sol, o ouro e o fogo são também representados em círculos. O cosmo gira, as galáxias giram, o sistema planetária gira, a terra em seus movimentos de translação e rotação, todo o universo gira em círculos.

- Símbolo da eternidade. Símbolo arquetipal da totalidade, integralidade, junto com a esfera significa proteção, significa o dinamismo psíquico, o mundo manifestado.
É o símbolo da perfeição, daquilo que começa e acaba em si mesmo, da unidade, do infinito e do absoluto. Em muitos casos, são atribuídos aos círculos certos poderes mágicos, de proteção contra os seres maléficos e as vibrações negativas. É utilizado em muitas práticas de magias e nos rituais de iniciação. é o símbolo universal do infinito, do universo, do todo. Conhecido, também, como "o olho fechado de Deus.
No inconsciente ligado ao elemento água, sentimento algo que está pronto e que acessei, minhas necessidades físicas e materiais, fixação ao concreto. Desenhos de mandalas, pincel,quadro pintado. Isso tudo já esta conectado, está dentro o que preciso é colocar em pratica, ressignificar, fixar, pegar a bicicleta e seguir para o futuro.

Escolha de treze figuras.

Remete ao numero 4

O que realiza. Palavra chave: ação, estabilidade, firmeza, segurança e conservadorismo. O quatro é o símbolo da lei da ordem. Manifestação do lado racional, é representado pelo quadrado. É o número da terra e representa estabilidade e fidelidade. Simboliza as quatro estações do ano, os elementos e as pontas dos compassos. Este número relaciona-se com trabalho organizado e dirigido para massas, a preocupação com detalhes, a energia para construir e concretizar. Se por um lado é a limitação e a dureza, por outro simboliza a segurança, a estabilidade, os esforços premiados. Está relacionado com o mundo material, com o senso prático, a autodisciplina. Para construir é preciso valer-se de sua força e poder. Desenvolve o senso prático, a autodisciplina. A defesa das tradições, e um certo conformismo.

Este número caracteriza pessoas fortes, com boa capacidade de argumentação, práticas, leais, justiceiras, minuciosas e organizadas. Contudo, também são excessivamente sérias, pouco imaginativas e conflituosas. Também são honestas, capazes e perseverantes. A pessoa de personalidade 4 é altamente metódica e objetiva. Não gosta de rodeios preferindo ir direto ao assunto. Desde pequeno vai mostrar-se disciplinada e muito sistemática. Não terá dificuldades em se adaptar à rotina. É paciente e responsável. Gosta de ordem e regularidade. Mas é autoritária e tem tendência a criticar demais as coisa, querendo que tudo seja a sua maneira. Evite prometer o que você não puder cumprir: ela vai cobrar a promessa durante o resto da vida.
Tem uma incrível habilidade manual. É uma especialista em montar e desmontar quinquilharias. E depois, fica esperando os elogios por suas criações. É extremamente organizada. Muito exigente com os colegas de trabalho e amigos, deseja deles a mesma perfeição que busca para si.
Perfeccionista ao extremo, inclusive no amor, não gosta muito de inovar e prefere as 'fórmulas' mais tradicionais.

As pessoas de personalidade 1 são líderes natos em tudo. Muito autoconfiante, tem êxito em tudo que faz. Este número caracteriza pessoas ambiciosas, inovadoras, pioneiras, aventureiras, individualistas, independentes, corajosas, determinadas, líderes, meigas e atenciosas mas com dificuldade em demonstrar os seus sentimentos. Inteligente, pioneira, honesta, adora desafios, novidades e vai querer ser sempre a primeira em tudo. Independente, ágil, desenvolve-se rapidamente. Gosta de preservar a intimidade e estará sempre mudando alguma coisinha de lugar no seu espaço. É líder de grupo. Mas também é um pouco egoísta e preguiçoso. Para manter um bom relacionamento com alguém desse número, não tente impor suas idéias, mas procure sempre argumentar.

Dica:Sempre que puder, convide seu filho para ajudar nas tarefas da casa. E não tente vencê-lo pela imposição: diante do conflito, converse.

Características positivas: praticidade, espírito construtor, lealdade, organização, disciplina, ordem,franqueza, estabilidade, cautela, trabalho, resistência, confiança, honestidade, amor a tradição.

Características negativas: rigidez, conformismo, avareza, apego ao passado, crítica excessiva, insegurança, inflexibilidade.

Missão a cumprir: Não se deixar oprimir pelo trabalho e pelas responsabilidades
O círculo escolhido azul e amarelo e estão ligados aos chacras.
Chakra Manipura: Plexo solar ou estômago (3º) / Solar Plexus (plexo solar) – Localização: zona da barriga.
Cor: amarela.

Chakra Vishuddha: Laríngeo (5º) / Throat (garganta) – Localização: garganta. Cor: azul claro
TERCEIRO CHAKRA – PLEXO SOLAR ou ESTÔMAGO (MANIPURA)
Localização – Na altura do estômago, cavidade abdominal, boca do estômago, baço, órgãos digestivos.
Glândula – supra-renais.
Cor – amarelo, dourado, laranja.
Características – Ameniza distúrbios digestivos e promove alegria. Consciência do ser e do querer, autocontrole, realização de desejos, felicidade, alegria de viver, progresso material, afirmação do ego, poder pessoal, sabedoria, prosperidade, assimilação de experiências. Confiança e calor. Ajuda na intuição e escolher as coisas certas. Dá alegria e é vitalizante.
Área física – digestão, respiração, diafragma, dilatação, contração, veias, adrenalina, pele, estômago, duodeno, pâncreas, úlcera, gastrite, asma, alergia, câncer.
Sintomas da falta de amarelo – pessoas que não estão de bem com a vida.
Pedras – Citrino amarelo, diamante amarelo, topázio, malaquita, peridoto, apatita, enxofre, calcita.
Planeta – Sol, Saturno.
Signo – Leão, Capricórnio.
Aroma – Âmbar e Alecrim.

QUINTO CHAKRA – LARÍNGEO (VISHUDDHA)
Localização – pescoço, voz, na altura da garganta ou da nuca, local em que os ossos da clavícula se encontram, Laringe.
Glândulas – tiróide e paratiróide.
Cor – azul, azul-celeste, turquesa, prateado, verde e azul claro.
Características – Aumenta a expressão verbal, ameniza a dor de cabeça, acalma a febre, comunicação, expressão, harmonia nas áreas material, emocional e mental, capacidade de verbalização e expresso da verdade. Lucidez e expansão. Ajuda a contactar com a intuição e inspiração.
Área física – No meio da garganta, tiróide, nervos, ouvidos, músculos tensos nestas áreas, paratiróide.
Pedras – Turquesa, todas as pedras de tom azul ou cristal branco biterminado (de duas pontas), água marinha, turmalina azul, sílica-gema, crisocola, celestita (celestina), amazonita, ágata azul rendada.
Planeta – Mercúrio, Urano.
Signo – Virgem, Gêmeos, Aquário.
Aroma – Eucalipto.

As figuras escolhidas e que estão no passado remete a experiência já vivida, como a ancestralidade. Afetividade ao passado.
No centro meta atual tem o nome, uma ponte e uma árvore
O inconsciente a figura indígena pode sugerir algo ainda não resolvido, ou uma necessidade física e materiais, Fixar ao concreto. Algum trauma de infância.

Em direção ao futuro podemos observar muita água, remetendo as emoções que está no inconsciente e precisa ser transmutada. Alguma crença ou traumas. Entre ambos uma figura de árvore símbolo da vida, sempre abundante e auto renovadora. Crescimento, vida, desdobramento da forma num sentido físico e espiritual, desenvolvimento, crescimento de baixo para cima e de cima para baixo, o aspecto maternal(projeção, sombra, abrigo, frutos que alimentam, fonte da vida, solidez, permanência, enraizamento estável, mas também estar radicado no local, velhice personalidade e finalmente morte e renascimento, Ela simboliza a imagem da própria pessoa, bem como o símbolo do self,
Consciente apresenta uma figura ou um símbolo, pode estar ligado a espiritualidade, ou projetos futuros.
Silvana- total 24- 6

Pensar que você colocou figura indígena, veja o seu nome- (IAA)
Este número caracteriza pessoas responsáveis, simpáticas, amáveis, artistas, criativas, equilibradas, humanitárias, compreensivas, honestas e fiéis. São pessoas intelectuais, imaginativas e sempre estão procurando ser perfeccionistas. São atenciosos com a família, nas relações amorosas e adoram ter responsabilidade. Deseja casar-se, ter um companheiro, uma família. Emanam vibrações artísticas e domésticas. Buscam um lar feliz e o sentir-se útil a uma comunidade. A pessoa de personalidade 6 é passional e humanista. Com uma grande necessidade de ajudar os outros, ela pode até se sacrificar pelos que ama. Carinhosa, compreensiva, meiga, responsável. Meiga, querida por todos e muito apegada à família. Adora a companhia dos pais, dos avós, ter amigos e receber visitas.

Desde pequena, já se mostra uma excelente anfitriã. E para isso, faz questão de uma casa bonita e confortável. Solidária, empresta ou dá, com prazer. Sensível, em um ambiente mais tenso, pode se deprimir e chorar. Normalmente tolerante, torna-se muito teimosa quando contrariada. Movida a elogios, precisa do seu apoio e incentivo. É ativa, inquieta, pensa rápido e gosta de variedade. Não gosta de rotina, prefere tudo o que é novo. Assume mil responsabilidades ao mesmo tempo. E apesar de sobrecarregada, saberá dar conta de tudo. Sem reclamar ou pedir ajuda

Sexualmente aparentemente é passiva mas procura agradar sempre o parceiro. Pode se tornar dominadora e possessiva se sentir-se insegura em relação aos seus sentimentos.

Dica:Valorize sua capacidade de ser solidário, de partilhar, mas não deixe de lhe apontar os limites.

Características positivas: espírito conciliador, generosidade, estabilidade, idealismo, preocupação com o lar, a comunidade, companheirismo,equilíbrio, justiça.

Características negativas: acomodação, espírito de mártir, complicações no casamento, cobranças excessivas, ciúmes, ressentimento, dificuldade em aceitar a realidade.

Missão a cumprir: aprender a aceitar as coisas como são. Cuidar da relação sem ciúmes, buscar o equilíbrio antes da perfeição.

A escolha da cor azul faz lembrar um céu límpido, grandes extensões de água e sombras serenas, Essa cor sugere calma, tranquilidade e paz.
Azul é o atributo a Júpiter e Juno, o deus e a deusa romanos do céu. Azul simboliza uma condição espiritual em que o movimento turbilhoante da paixão foi transcendido, permanecendo apenas o brilho transparente e imóvel da consciência.

Para os índios Cheroqui o azul é a cor do fogo sagrado da intenção pura que cada pessoa deve realizar plenamente dentro de si,
Para Jung azul significa altitude e profundidade,nossa experiências com o azul na natureza nos fala de realidades que transcendem a escala humana e incita a nossa intuição a entender o imenso esquema do qual fazemos parte, è um modo de trazer essa imensidão para uma escala que possa se compreendida pela mente humana.Representa o ideal feminino da boa mãe.Maria é a encarnação das virtudes do amor, da paciência e da compaixão. Ligado ao arquétipo da mãe. O azul remete a água, emoção, limpa refresca e transforma as substâncias, dissolvendo-as.Remete para o alquimistas a fase ou procedimento de solutio. Associa a função pensamento, relaciona com os cuidados maternos, sugere amor incondicional, selo e compaixão,

QUINTO CHAKRA – LARÍNGEO (VISHUDDHA)
Localização – pescoço, voz, na altura da garganta ou da nuca, local em que os ossos da clavícula se encontram, Laringe.
Glândulas – tiróide e paratiróide.
Cor – azul, azul-celeste, turquesa, prateado, verde e azul claro.
Características – Aumenta a expressão verbal, ameniza a dor de cabeça, acalma a febre, comunicação, expressão, harmonia nas áreas material, emocional e mental, capacidade de verbalização e expresso da verdade. Lucidez e expansão. Ajuda a contactar com a intuição e inspiração.
Área física – No meio da garganta, tiróide, nervos, ouvidos, músculos tensos nestas áreas, paratiróide.
Pedras – Turquesa, todas as pedras de tom azul ou cristal branco biterminado (de duas pontas), água marinha, turmalina azul, sílica-gema, crisocola, celestita (celestina), amazonita, ágata azul rendada.
Planeta – Mercúrio, Urano.
Signo – Virgem, Gêmeos, Aquário.
Aroma – Eucalipto.

Escolha das figuras foram 9.

O nove representa um grupo de deuses, anjos. O elemento mais misterioso da trindade, o espírito Santo,simboliza uma cosmologia baseada em três planos de exitência, acredita que o universo e toda as suas criaturas existem numa realidade física, intelectual ou espiritual é considerado uma imagem completa desses três mundos. Embora cada plano fosse único e separado dos demais, em certas condições elementos de diferentes planos podiam ser combinados com resultados eficientes,sugere a diferenciação que precede uma unidade nova e mais simples,vivemos uma existência mais completa quando integramos esses três níveis, o físico, o mental e o espiritual.Pode sinalizar uma oportunidade para a síntese, Pode anunciar a presença de energias espirituais benéficas que intensificam os esforços em direção ao progresso pessoal, E também adverti para a necessidade de equilibrados aspectos físico, mental e espiritual do ser. O nove é uma trindade vezes três, podendo ser considerado uma forte reiteração da mensagem contida no três, Embora se mostre refletir um estado de energia, um despertar e uma potência gerados pela espiritualidade.
O número 9 é o final de um ciclo e começo de outro. Este número está associado ao altruísmo, a fraternidade e espiritualidade. O que compreende. Palavra chave: Realização, universalidade, abnegação, compaixão. O nove representa a realização total do homem com todas as suas aspirações atendidas e seus desejos satisfeitos. Ele é capaz de dedicar-se ao amor universal, incondicional por tudo e por todos. Busca a perfeição. Este número representa a mais alta forma do amor universal. É o número da grande sabedoria e poder espiritual, já que contém a experiência de todos os números anteriores. Representa a plenitude espiritual. Associa-se à totalidade e à conclusão.

Este número caracteriza pessoas humanitárias, criativas, solidárias, artistas, com feição para a escrita, românticas, animadas, simpáticas, persistentes, generosas e sentimentalistas. Contudo, também são possessivas, têm uma excessiva adoração pela sua pessoa e são consumistas desmedidas. São pessoas que se preocupam com outras pessoas e seus direitos. Possuem muitos talentos, fazem de tudo para alcançar seus objetivos, mas nunca tiram vantagem de seu sucesso. Otimista, carismática e cheia de vitalidade, a pessoa de personalidade 9 aparenta ter gênio forte, mas na verdade é muito compreensiva e generosa. Elogia tudo que é bem feito, mas não esconde o que sente quanto à incompetência ou preguiça.
Tida como a grande irmã da humanidade, percebe, como ninguém, as necessidades do outro e está sempre pronta a ajudar. Comunicativa, vive rodeada de amigos. Mas não tem muito critério para escolhê-los, o que pode lhe trazer algumas decepções. Com os menores, assume funções de conselheira e protetora. Todos esperam muito de você. É tolerante e compreensível. Mas em compensação é um pouco indelicada. Precisa de espaço, adora novidades e sonha em descobrir o mundo.
Quando apaixonada se torna dócil e passa a ser uma grande amante.

Dica:Deixe que ele assuma as próprias responsabilidades, acreditando na sua capacidade de realizá-las. E não diga nunca que não confia nele.

Características positivas: amor universal, paciência, tolerância, fé, generosidade.

Características negativas: sacrifício, fracasso, solidão, decepção, fanatismo.

Missão a cumprir:Ter em mente que a finalidade do ser humano é desenvolver o amor universal, a compreensão e a compaixão.
Quanto as figuras escolhidas a que segue ao passado a ancestralidade, passividade, inibição, reserva, conflitos, podemos sugerir uma comunidade voltada para a espiritualidade.

No consciente pensamento guerreiro ou busca da espiritualidade mostra o símbolo do mestre e o dinheiro, que são os projetos, desejo de descobrir coisas novas unindo a sabedoria com a abundância.
No centro meta atual, busca da espiritualidade, paz, tranquilidade, estar bem consigo mesmo.
Futuro está o visionário a intuição, os projetos já estão no pensamento, agora é ter foco para realização.

Criatividade.
No inconsciente já mostra através do símbolo fixar ao concreto, materialização fixar na terra, necessidades físicas e materiais.
A borboleta mostra a liberdade para concretizar o que busca. A borboleta nos ensina a perceber todas as etapas necessárias a uma verdadeira transformação, interna ou externa.
Ela passa por vários estágios, de ovo para larva, desta para casulo. E finalmente nasce. Com isso, ela nos ensina que os estágios são importantes, indispensáveis, para que não se pule de fase sem a devida atenção ao que está sendo feito. Devemos ter sempre clara a ideia de eterno ciclo de autotransformação. Clareza mental, novas etapas, liberdade.

Carta escolhida. 22
Use a razão mais elevada.
O 22 é o trabalho, a construção, o otimismo, o poder. Caracteriza o construtor, pois usa seu raciocínio brilhante para transformar em realidade as necessidades, impulsos e ambições dos outros.

Características positivas: espírito empreendedor, raciocínio lógico, lealdade, perspicácia, otimismo e generosidade.

Características negativas: cinismo, vaidade exagerada, pessimismo, não conclusão de seus projetos, complexo de inferioridade

O que realiza. Palavra chave: ação, estabilidade, firmeza, segurança e conservadorismo. O quatro é o símbolo da lei da ordem. Manifestação do lado racional, é representado pelo quadrado. É o número da terra e representa estabilidade e fidelidade. Simboliza as quatro estações do ano, os elementos e as pontas dos compassos. Este número relaciona-se com trabalho organizado e dirigido para massas, a preocupação com detalhes, a energia para construir e concretizar. Se por um lado é a limitação e a dureza, por outro simboliza a segurança, a estabilidade, os esforços premiados. Está relacionado com o mundo material, com o senso prático, a autodisciplina. Para construir é preciso valer-se de sua força e poder. Desenvolve o senso prático, a autodisciplina. A defesa das tradições, e um certo conformismo.
Este número caracteriza pessoas fortes, com boa capacidade de argumentação, práticas, leais, justiceiras, minuciosas e organizadas. Contudo, também são excessivamente sérias, pouco imaginativas e conflituosas. Também são honestas, capazes e perseverantes. A pessoa de personalidade 4 é altamente metódica e objetiva. Não gosta de rodeios preferindo ir direto ao assunto. Desde pequeno vai mostrar-se disciplinada e muito sistemática. Não terá dificuldades em se adaptar à rotina. É paciente e responsável. Gosta de ordem e regularidade. Mas é autoritária e tem tendência a criticar demais as coisa, querendo que tudo seja a sua maneira. Evite prometer o que você não puder cumprir: ela vai cobrar a promessa durante o resto da vida.
Tem uma incrível habilidade manual. É uma especialista em montar e desmontar quinquilharias. E depois, fica esperando os elogios por suas criações. É extremamente organizada. Muito exigente com os colegas de trabalho e amigos, deseja deles a mesma perfeição que busca para si.
Perfeccionista ao extremo, inclusive no amor, não gosta muito de inovar e prefere as 'fórmulas' mais tradicionais.
As pessoas de personalidade 1 são líderes natos em tudo. Muito autoconfiante, tem êxito em tudo que faz. Este número caracteriza pessoas ambiciosas, inovadoras, pioneiras, aventureiras, individualistas, independentes, corajosas, determinadas, líderes, meigas e atenciosas mas com dificuldade em demonstrar os seus sentimentos. Inteligente, pioneira, honesta, adora desafios, novidades e vai querer ser sempre a primeira em tudo. Independente, ágil, desenvolve-se rapidamente. Gosta de preservar a intimidade e estará sempre mudando alguma coisinha de lugar no seu espaço. É líder de grupo. Mas também é um pouco egoísta e preguiçoso. Para manter um bom relacionamento com alguém desse número, não tente impor suas idéias, mas procure sempre argumentar.

Dica:Sempre que puder, convide seu filho para ajudar nas tarefas da casa. E não tente vencê-lo pela imposição: diante do conflito, converse.

Características positivas: praticidade, espírito construtor, lealdade, organização, disciplina, ordem,franqueza, estabilidade, cautela, trabalho, resistência, confiança, honestidade, amor a tradição.

Características negativas: rigidez, conformismo, avareza, apego ao passado, crítica excessiva, insegurança, inflexibilidade.

Missão a cumprir: Não se deixar oprimir pelo trabalho e pelas responsabilidades
Use a razão mais elevada.
Está perdendo tempo imaginando como os outros se sentem em relação a você? Está inseguro em relação ao que é verdadeiro e o que é apenas o seu medo falando?
Sente-se provocadp, testado e confuso ou até mesmo com raiva? Não se preocupe. Você está iniciando aquela etapa da jornada da alma em que o seu objetico é discernir fato de ficção e responder aos detalhes da vida de um modo sólido e ordenado, Eleve-se acima da correnteza de suas emoções e use a razão e a lógica para navegar melhor nas corredeiras.

O Propósito da alma. Agora é manter um afastamento e responder objetivamente AA vida.


A lição para a alma. Afaste-se de todo o drama emocional evite a atração vicitante que ele exerce e enxergue o desperdiço que ele representa. Empregue sua razão mais elevada para distinguir o fato da ficção. Comece por examinar uma situação de todos os lados, o que vai ajudar a organizar seus pensamentos e a entrar em contato com seu sexto sentido. Por exemplo, se você ficar preso a um conflito interminável com alguém, ajuste o raciocínio perguntando O que eu quero que aconteça e na verdade o que é que está acontecendo? O que estou fazendo que impede o resultado que eu desejo? Qual é o primeiro passo para seguir adiante e estou disposto a dar esse passo.

A razão não é o oposto da intuição, em vez disso, ela deixa o caminho livre para que entre em contato com seu guia interior. Permita que sua lógica assuma a liderança agora mesmo.

CONTATOS

Tels.: 3816-1137 • 3816-3780 • 3814-9396 • 9-9999-0506
wilma.nubiato@yahoo.com.br

COMO CHEGAR

Rua Paulistânia, 593 - Sumarezinho - São Paulo

MENSAGENS

Preencha o formulário abaixo e envie-nos sua mensagem

Psicovia Terapia do Ser - 2016 - Todos os direitos reservados. -

Desenvolvimento